Já entrou em algum lugar e sentiu-se malquisto ou hostilizado? Esse é o poder de influência da decoração. Apesar dos objetos que compõem um espaço serem comumente escolhidos por sua funcionalidade, atributos estéticos e ergonômicos impactam diretamente na receptividade percebida pelos indivíduos. Dessa forma, uma pesquisa realizada pela Booking.com com 19 mil participantes em 2019, aponta os aspectos estéticos de um imóvel de aluguel por temporada como responsável pela criação de memórias afetivas mais duradouras com o espaço, estimulando 59% dos respondentes a realizar alterações em suas próprias casas devido à vivência tida na hospedagem turística.

Para além do impacto na experiência de estada do turista, a decoração de um imóvel também influencia no processo de tomada de decisão nas plataformas digitais de vendas. Um dos fatores de diferenciação de um imóvel nessas plataformas é o aspecto visual, e essa vantagem competitiva pode representar um aumento na diária média do imóvel também. Neste artigo apresentaremos alguns fatores relevantes após a decisão de redecorar o seu imóvel para o aluguel de temporada. Confira abaixo 5 dicas essenciais para não errar e impactar seu hóspede em todas as etapas da estada!

1-    Adeque o tipo de decoração ao seu público-alvo do aluguel por temporada

Isso parece algo óbvio, mas muitas vezes as minúcias passam despercebidas, como a disposição de uma prateleira vazia no meio da sala. Esse exemplo ilustra bem o tipo de erro comum na atenção aos detalhes, pois, apesar de parecer uma comodidade para o hóspede colocar o que quiser, esquece a temporalidade da presença deste na acomodação, assim o ambiente acaba por passar uma impressão de abandono ao invés de cuidado e ainda convida este grupo de indivíduos a bagunçarem o ambiente.

Quando a intenção é decorar um flat ou bangalô para o aluguel por temporada é essencial focalizar o bem-estar acima dos gostos pessoais do proprietário. Uma decoração harmoniosa é apreciada por todos, dessa forma é interessante distanciar-se do seu gosto pessoal para garantir a estruturação de um ambiente mais facilmente relacionável aos diferentes tipos de hóspedes. Gerar essa identificação deve ser o objetivo de um projeto para imóveis de aluguel por temporada, levando em consideração o tamanho do imóvel, seu público-alvo preferencial e a localização deste imóvel.

Quanto ao público-alvo preferencial, os imóveis geralmente já são construídos com esse conceito em mente. Dessa forma é possível identificar quais são esses perfis de moradores/turistas pela disposição dos cômodos e seus tamanhos. Os apartamentos família geralmente possuem ambientes comuns amplos (sala e varanda), enquanto imóveis casal tendem a ter um quarto suíte maior em detrimento dos espaços comuns. Entretanto, essas observações não se aplicam a todos os imóveis, visto que o custo por metro quadrado é variável por localidade.

A adequação da decoração também precisa ser alinhada com o nível do poder aquisitivo do hóspede médio do seu imóvel. Para encantá-lo desde o primeiro contato com a hospedagem é necessário atentar para o seu poder aquisitivo médio, pois, ao encontrar na viagem algo similar ou inferior ao que está acostumado em seu dia-a-dia, o impacto do encantamento se perde. Esse fator pode ser decisivo para a fidelização, visto que a maioria dos turistas viaja para encontrar novos ares e desconectar-se de sua rotina e ambientes do dia a dia.

Leia mais:

7 Perfis de hóspedes que você deve considerar para o seu negócio

Dicas de decoração para quartos pequenos no aluguel de temporada

Aprenda como otimizar suas reservas através dos anúncios digitais para aluguel por temporada

O Design de interiores e o Bem-estar

10 estilos de decoração diferentes para casa e apartamento

2-    Procure inspiração em revistas e blogs e aplique as ideias na decoração do imóvel de aluguel por temporada

A busca por referências faz toda a diferença, expandindo os horizontes da criatividade. A elaboração de uma decoração agradável e convidativa não é uma ciência exata, então exige uma sensibilidade aguçada para identificar peças que combinem entre si e com a proposta do seu imóvel. Não é necessário ser um especialista de interiores para criar um ambiente bonito e confortável, através do interesse em descobrir novas tendências é mais fácil compreender elementos que combinam entre si, e como incluí-los ou removê-los.

A regra máxima da decoração é “o menos é mais”, onde o minimalismo agrega um ar de sofisticação e requinte ao seu imóvel. Esse conceito prioriza o essencial, criando uma atmosfera leve e com elementos agradáveis aos olhos. Uma vantagem da adoção do conceito minimalista é a economia de dinheiro e de espaço, visto que menos peças precisam ser compradas e estas acabam por ocupar menos espaço dentro do imóvel. As características principais deste conceito é a simplicidade, nas formas e nas cores dos objetos, sendo o preto e o branco os carros chefes. Nesta abordagem também é possível introduzir elementos coloridos pontuais, geralmente um vaso ou um quadro, e essa cor tende a estar presente em mais de um elemento do ambiente e sempre no mesmo exato tom.

Alguns proprietários também acabam por escolher um estilo mais robusto para seus imóveis, sendo o industrial uma tendência em rápido crescimento. Esse estilo se caracteriza pelo uso de metais em preto contrastando com as madeiras naturais envernizadas e o mármore dos ambientes úmidos. Essa composição é consideravelmente mais cara, entretanto dada a iluminação correta, apresenta um ar de sofisticação sem precedentes.

E isso nos leva ao último tópico das inspirações, a iluminação. É essencial a adoção da iluminação natural, entretanto a iluminação indireta para o período da noite faz toda a diferença para construir um ambiente aconchegante. É priorizado o destaque de móveis, quadros e obras através deste tipo de iluminação e se faz necessário também ajustar a tonalidade da cor, tal qual a intensidade dela.

3-    Considere o tamanho do imóvel no momento da escolha dos objetos decorativos

É um erro muito comum a escolha de objetos desproporcionais às dimensões do cômodo. Ambientes pequenos pedem uma decoração igualmente delicada e de tamanho reduzido, podendo-se utilizar vasos de plantas monocromáticos e pequenos por exemplo. Uma alternativa interessante é a verticalização, em que ao invés de utilizar-se de objetos pequenos sobre os móveis, é possível fixar ganchos às paredes para sustentar vasos e tapetes de modo a trazê-los à altura dos olhos dos visitantes.

Neste aspecto, algo muito relevante é o tamanho dos móveis, sendo necessário solicitar um orçamento de móveis planejados para otimizar o espaço. No tocante à móveis, fica cada vez mais difícil escolher em lojas de modo que se encaixem adequadamente tanto visualmente quanto em dimensões, portanto muitas construtoras já oferecem os projetos com a opção de planejamento dos móveis essenciais. Entretanto, caso esse não seja o seu caso, é necessário atentar para as dimensões dos móveis no ambiente, pois não há nada mais desconfortável que sentir-se espremido, ou tropeçar nas quinas.

4-    Ajuste a temática da decoração ao contexto de localização do imóvel e seu propósito

Essa é uma maneira fácil de não errar aos olhos do turista, alinhar a temática da decoração com o contexto do destino onde o imóvel está localizado. Na prática isso significa que para imóveis de praia é interessante aproveitar-se das temáticas mar e oceano na paleta de tons de azul e cinza para criar a ambientação. Enquanto, num conceito urbano, faz mais sentido a utilização de tons de preto e branco em contraste com tons de madeira, para transmitir o requinte e a sofisticação da cidade ao redor. Para casas de campo uma excelente aposta é a paleta de bege, verdes e marrons, garantindo aquela ambientação mais rústica e aconchegante do campo associado à utilização de plantas endógenas como artigos estéticos. Esses aspectos podem ser um diferencial interessante quando associado a uma plaquinha informativa sobre a origem e características da planta.

Outro potencial fator de diferenciação do seu imóvel é a utilização de artigos do artesanato local para a construção da identificação do imóvel com o destino. Esse aspecto tem várias perspectivas positivas, tanto é um estímulo à comercialização dos produtos de artesanato locais quanto é um fator de deslumbramento e encantamento com o novo para o turista. Novamente é importante que este objeto não seja apenas introduzido dentro da decoração, mas que tenha seu valor explícito através de uma plaquinha informativa ou um QR-Code que pode agregar valor tanto ao produto artesanal, quanto ao seu perfil empreendedor enquanto apoiador do mercado turístico local.

5-    O aspecto “instagramabilidade” do seu imóvel de aluguel por temporada pode ser mais um aliado do seu investimento

Todas essas dicas têm por objetivo transformar um ambiente comum em um fator de deslumbre do seu hóspede. Numa sociedade conectada, o turismo encontra nas redes digitais a sua força motriz e os proprietários de imóveis de aluguel por temporada podem se utilizar disso para conquistar uma divulgação gratuita. O convite à uma “selfie” ou a uma fotografia do amigo, cônjuge, filho, entre outros, por parte da decoração, geralmente acaba indo para as redes sociais, onde inicia-se uma conversa com seguidores sobre onde é aquele lugar. 

O boca a boca virtual gerado pela decoração naturalmente leva a uma indicação do seu imóvel para terceiros dentro da rede social do seu cliente, de maneira gratuita. Portanto o investimento na decoração do seu imóvel pode ser entendido, na verdade, como um investimento em marketing para o seu aluguel por temporada. Devido à possibilidade de ampliar a atratividade do seu anúncio através das fotos diferenciadas, permitir uma conexão com o destino através da utilização de artesanatos locais e possibilitar ao seu cliente uma estada confortável e aconchegante, esse investimento se prova como o instrumento mais eficiente para ampliar a percepção de valor do seu imóvel.