Como é de se esperar, as barreiras para entrar no mercado imobiliário como proprietário são bastante altas e junto com o alto investimento realizado, são estabelecidas altas expectativas para o retorno financeiro oriundo dele. Uma das maneiras mais eficientes de obter uma boa rentabilidade para esta aplicação de capital é o aluguel por temporada, oferecendo até 30% a mais de rentabilidade quando comparado à modalidade convencional de aluguel. Esta forma de investimento está em pleno crescimento em todo o mundo e é responsável pela movimentação anual de dezenas de bilhões de reais somente em território nacional. Dessa forma, é importante compreender os desafios implicados no início da prática do aluguel por temporada e saber como contorná-los para ampliar sua rentabilidade. Confira a seguir algumas dicas!

O papel da concorrência no mercado de aluguel por temporada

É bem verdade que este mercado é muito competitivo, mas isso não é um fator negativo. Em mercados dessa natureza o aprendizado por observação e cópia funciona muito bem, pois se o concorrente está vendendo bem ele está fazendo algo certo. Então, apesar de a concorrência agressiva ser entendida, no composto de marketing, como uma barreira alta para novos entrantes neste mercado, a influência da concorrência pode acabar fortalecendo a estratégia inicial do novato através do exemplo.

Mas o que exatamente observar na concorrência? O que eles podem ensinar através do exemplo? Para o início é interessante identificar a paridade de preços comercializados, pois o proprietário pode investir muito em seu imóvel para garantir uma excelente hospedagem e mesmo assim o valor de mercado ser o maior fator impeditivo para a rotatividade daquele imóvel. Portanto, observar os preços praticados pelos concorrentes de mesma categoria permitirá que você ajuste seus preços de acordo com o tempo do imóvel no mercado e com a faixa de preços para as diárias da categoria no período. É importante salientar que novos entrantes no mercado de aluguel por temporada tendem a encontrar dificuldade com o fechamento de reservas devido à ausência de avaliações positivas sobre o imóvel.

Para contornar a questão das avaliações é necessário tomar medidas no intuito de popularizar a sua locação por temporada. Uma prática comum é a entrada com tarifas abaixo da média praticada pelo mercado, essa abordagem garante que o imóvel será atrativo para novos hóspedes buscando uma estada mais em conta, porém com excelente qualidade. É importante ressaltar que essa diminuição de preço precisa levar em consideração os custos fixos do imóvel para evitar prejuízos, mas o proprietário não deve reduzir demais a tarifa ao ponto de esbarrar no efeito “bom demais para ser verdade” por parte do consumidor.

Leia também:

Quatro vantagens de alugar por temporada contra o aluguel convencional

Como utilizar-se de flexibilidade e visão crítica imparcial para otimizar seu aluguel por temporada

Porque manter um serviço de internet no seu flat para aluguel de temporada?

Os procedimentos de hospitalidade

Essa etapa pode parecer bobagem, mas a depender do tipo de exigência do hóspede é muito importante exercitar a empatia e antecipar as necessidades básicas. Variando desde a limpeza do espaço até a disponibilidade de roupas de cama e toalhas, a questão da hospitalidade é fundamental para garantir uma avaliação positiva do imóvel de aluguel por temporada. É importante deixar o hóspede ciente de que não se trata de um serviço hoteleiro e portanto alimentação e camadoria não estão inclusos nos serviços contratados, algo simples como essa comunicação pode evitar dores de cabeça no check-out. 

Aprofundando a explicação nos aspectos hospitaleiros do serviço de aluguel por temporada, chegamos à antecipação da qualidade do serviço esperado. O alinhamento da expectativa com a realidade é uma prática fundamental para toda a prática turística (hotelaria e aluguel por temporada inclusos), então é importante manter o anúncio do imóvel com todos os básicos disponíveis atualizados nas plataformas de comércio digital em que o imóvel se encontra. A pior experiência possível para um turista é a realização de todo o planejamento da viagem e descobrir somente no instante da hospedagem que o anúncio estava errado ou desatualizado, é avaliação negativa na certa.

Portanto, é necessário atentar para os clássicos aspectos básicos da hospitalidade, assim como para algumas convenções mais recentes. Nos últimos anos, a utilização de eletrodomésticos específicos para determinados tipos de produtos vem aumentando nas casas das pessoas, por isso, os turistas passam a compreender a presença destes itens como um padrão. Incluir micro-ondas, liquidificador, cafeteira, sanduicheira, entre outros no aluguel por temporada pode garantir uma percepção de empatia e atenção maior aos detalhes por parte de seu hóspede, rendendo excelentes avaliações.

O gerenciamento de anúncios é a chave para o aumento das reservas

Puxando um pouco do tópico anterior é muito importante que o seu anúncio esteja sempre atualizado para evitar choques de expectativa. Em situações onde você só visita o seu imóvel esporadicamente é realmente importante que seja feito um inventário dos itens presentes em seu imóvel. Entretanto, no caso do imóvel ser visitado pelo proprietário constantemente é interessante que este atente para a atualização das fotos o imóvel de maneira periódica para evitar a quebra da expectativa no caso da ausência de algum atributo potencialmente importante para o hóspede que tenha o feito escolher este imóvel em detrimento de outro.

Dessa maneira, associado à atualização das imagens do imóvel periodicamente pode-se realizar a flutuação da tarifa para adequar-se ao período sazonal do destino. Para novos empreendedores do ramo turístico esse aspecto pode ser uma novidade, os destinos turísticos possuem uma sazonalidade acentuada que influencia diretamente nos índices de ocupação e rentabilidade do seu investimento. Na alta temporada os preços geralmente sobem devido ao aumento da demanda, enquanto na baixa temporada esses preços diminuem. Portanto, é essencial manter as pesquisas de mercado em dia quando se é um novo entrante neste negócio, para identificar o período de maior procura e evitar perder dinheiro.

Mas como uma administradora de aluguel por temporada pode ajudá-lo a vencer essas dificuldades?

Nós da Carneiros e Pernambuco Temporada atuamos neste mercado há mais de 5 anos, garantindo aos nossos proprietários a tranquilidade e a rentabilidade sobre seu investimento de maneira proporcional à sazonalidade do destino. Entretanto, utilizamo-nos também de estratégias promocionais para contornar o problema da sazonalidade e oferecer esses diferenciais ao nosso proprietário. Então, para novos investidores do mercado de aluguel por temporada, a escolha mais acertada é entrar em contato conosco. Para, assim, receber acompanhamento e consultoria sobre como os hóspedes da região de Porto de Galinhas Praia dos Carneiros se comportam ao longo do ano, quais são suas maiores exigências e necessidades. Dessa maneira, nós trabalhamos para que seu imóvel ofereça uma excelente estada ao hóspede, assim como oferecemos todo o apoio logístico de manutenção e acompanhamento de hospedagem, para garantir a avaliação positiva e o deslanche do seu investimento. Entre em contato através das nossas páginas para conhecer o excelente atendimento de nossa equipe de relacionamento com o proprietário.