O mercado de aluguel por temporada cresceu 70% nos últimos anos, segundo um levantamento realizado pela consultoria Oh!Panel. Porém não é raro ouvimos queixas de administradores de aluguel de temporada acerca das condições estabelecidas sites e plataformas que administram e intermedeiam as reservas, por vezes, privilegia mais o inquilino do que o locatário. Sob essa perspectiva, a seguir veja dicas para formular seu próprio contrato de locação por temporada, que pode ser um processo bastante simplificado.

O que deve constar em um contrato de locação por temporada

Além das informações pessoais básicas, esse arquivo deve conter:

  • as datas de entrada e saída do imóvel;
  • número de pessoas que irão hospedar-se;
  • valor total a ser pago (e condições pré-estabelecidas para reserva, por exemplo, já que a Lei do Inquilinato prevê garantia locatícia);
  • forma de pagamento acordada previamente;
  • possível multa por atraso, depredação da estrutura ou desistência de alguma das partes;
  • e inventário de utensílios, eletrônicos, eletrodomésticos etc que foram deixados no imóvel para uso de quem alugou, bem como estado de conservação. Esses bens são, inclusive, passíveis de serem amparados por um cheque caução solicitado em contrato de locação por temporada ao inquilino, apesar de não recomendarmos essa ação para estadias de curta duração duração, já que pode prejudicar o fechamento de reservas.

O contrato de locação por temporada também pode prever algumas particularidades desse tipo de negócio, como a especificação de quem irá pagar as contas (luz, água ou internet) durante o período do aluguel. Em caso de estadias longas, é possível combinar o pagamento pelo inquilino, por exemplo.

Devidamente preenchido, o contrato de locação por temporada pode ser enviado por e-mail antes do check-in e armazenado digitalmente. 

Preciso de um advogado?

Quando se providencia um contrato de locação por temporada isso não é necessário. Isso porque um contrato digital tem validade – desde que contenha cláusulas sobre situações problemáticas. O que pode vir a calhar é inspirar-se no contrato de um administrador que tenha experiência no ramo ou utilizar um modelo confiável.

Fonte: Stays.net

Administrador profissional de imóveis de locação 
de curta de temporada . 
Sócio-diretor da Carneiros Temporada Administração,
empresa especializada na gestão completa de 
locação e administração de empreendedores imobiliários