Após 5 anos de presença no mercado, nós da Carneiros Temporada decidimos compartilhar com vocês um pouco de nosso aprendizado prático. Ao longo dos anos, identificamos diversas situações em que a existência de um inventário dos itens presentes em um imóvel de aluguel por temporada foi uma verdadeira salvação. Desde situações mais corriqueiras como uma vistoria de entrada até situações jurídicas onde é necessário o fornecimento de provas por parte do proprietário do imóvel, justificam o investimento de tempo e dinheiro na elaboração de um inventário detalhado. Confira aqui os principais motivos para manter o inventário do seu imóvel sempre atualizado!

1 – A Lei do Inquilinato (Lei 8.245, de 18 de Outubro de 1991)

O presente texto versa sobre os parâmetros legais do aluguel por temporada, tais como as circunstâncias sobre as quais a lei se aplica ou não, sobre quais são os direitos e deveres de inquilinos e locatários e, em sua seção segunda, sobre as especificidades do aluguel por temporada.

Ele é considerado como uma modalidade separada do aluguel tradicional para os termos da lei, variando em duração e em modalidade de cobrança, especificamente. Entretanto, no parágrafo único do artigo 48 da presente lei é explicitamente cobrada a presença da discriminação de todos os itens presentes dentro do imóvel no momento da elaboração e assinatura do contrato de locação por temporada. Agora imagine, todas as vezes que você for efetuar um contrato precisar deslocar-se até o imóvel para fazer a verificação dos objetos, além de consumir muito do seu tempo, ainda está passível de falha humana que pode acarretar prejuízos para seu patrimônio.

Dessa maneira, manter um inventário atualizado periodicamente com base na comparação da vistoria de saída do hóspede com o inventário original, pode facilitar bastante a otimização do seu tempo e proporcionar uma chance de solicitar o ressarcimento ou devolução dos itens sem a necessidade de iniciar um processo judicial.

2 – Proporciona mais informação ao seu hóspede

Quem nunca se pegou ponderando se conseguiria passar uma roupa numa acomodação fora de casa quando numa viagem? As pessoas que se planejam com antecedência para viagens tendem a ter questões específicas para alinhar a expectativa da viagem e para não serem pegas de calças curtas, ou amassadas. 

Dessa maneira, a construção de uma comunicação eficiente com o seu hóspede não precisa depender inteiramente da sua memória. A existência de um documento de consulta rápida para você ou o hóspede consultarem as disponibilidades de utensílios, móveis e eletrodomésticos pode ser percebida como valor agregado à experiência deste em sua casa de aluguel de temporada.

Associado a isso, quando feito adequadamente, este documento vai garantir que a realização do check list de entrada do hóspede seja fácil e rápido. Você pode organizá-lo por cômodo facilitando a verificação da presença de todos os itens na entrada, assim como, a verificação do estado de devolução destes na saída do hóspede. Esse procedimento simples garante que você entregará todo o presente no contrato, fazendo seu hóspede confiar na sua capacidade de gestão da hospitalidade.

Sabemos que hóspedes satisfeitos comentam sobre proprietários solícitos e organizados para seus amigos, colegas e familiares, então com uma ação simples, eficiente e segura você tem a oportunidade de expandir sua influência sem gastar um centavo.


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3 – Garante a sua segurança patrimonial.

Sabemos que a imensa maioria dos hóspedes é bem-intencionada e procura ser responsável com os pertences do proprietário do imóvel, mas quando se está aberto a receber em casa pessoas que não são de seu relacionamento, é importante estar prevenido, afinal o seguro morreu de velho! Esperamos que você nunca precise chegar a este ponto, no entanto, caso aconteçam acidentes você estará assegurado para fins legais. 

Para isso é ideal manter um inventário visual associado ao inventário tradicional. A descrição das imagens com quantidades e valores garante que todas as partes envolvidas estão cientes do investimento realizado e do prejuízo causado por eventuais danos acidentais.

Para a captura das imagens aconselhamos a utilização de uma câmera de boa qualidade a fim de capturar detalhes nos objetos e garantir que, caso as imagens necessitem ampliação, este procedimento não comprometa a identificação de pequenas minúcias dos objetos fotografados. Tais minúcias podem ser a diferença entre produtos de qualidade e suas versões mais modestas, então na hora de confeccionar este inventário é necessário descrever também a marca, modelo e material do produto fotografado.

Enquanto ainda no tópico de segurança e prevenção de prejuízo, é possível efetuar a cobrança de taxa de caução para fins de ressarcimento a possíveis danos ao imóvel, num valor que pode chegar a 30% do total cobrado na hospedagem. Neste cenário, vale lembrar que a taxa de caução pode tornar a locação mais onerosa, o que, algumas vezes, ocasiona a perda do cliente por um valor que provavelmente terá que estornar ao final, além de ter todo o trabalho envolvido na logística de devolução dos valores assim que encerrada cada locação. Para não precisar chegar a tais fins e ganhar alguns pontos com o hóspede, preferimos informar a este a cobrança posterior em caso de identificação tardia de avarias decorrentes da locação. Neste caso, o risco é perceber a tempo o dano causado e associá-lo ao hóspede em questão com presteza.

Existem riscos associados ao comércio do aluguel por temporada, os quais o proprietário deve escolher a opção que mais se adequa aos seus interesses e que melhor satisfaz o seu cliente. Entretanto, com procedimentos administrativos profissionais e capacitados é possível minimizar esses riscos e oferecer a melhor hospedagem para o cliente enquanto garante a integridade de seu investimento com máxima rentabilidade.