O início do século XXI foi marcado por uma das revoluções mais significativas da história humana, a internet. Esse marco, de extrema importância, modificou todas as esferas da vida em sociedade, desde as comunicações interpessoais às transações comerciais. Dentro do ecossistema turístico a tecnologia ampliou a identificação de destinos potenciais e iniciou uma expansão cultural sem precedentes, apresentando novos e diferentes costumes a novos e interessados turistas. Na especificidade do destino, as novas tecnologias de conectividade digital expandiram os horizontes do mercado hospitaleiro, aumentando a competitividade e criando novas oportunidades comunicacionais para os diversos empreendimentos.

Dessa forma, tornou-se imprescindível o desenvolvimento das comunicações de valor dos meios de hospedagem através das plataformas digitais. Analisando pela ótica do turista, o caminho de consumo para produtos turísticos inicia-se na identificação de uma necessidade (viajar a trabalho, desestressar, comemorar com a família, etc), a ser solucionada por um produto identificado por este como a melhor opção do mercado para saná-la. Por isso, a oferta do imóvel pelo proprietário apresenta-se como o objeto de desejo para sanar a necessidade deste. Devido à evolução da conectividade, essa busca é realizada através das mídias digitais, sendo vital a presença do imóvel nestas vitrines. Apresentaremos neste texto algumas dicas para a elaboração de um anúncio adequado e eficaz, destinado a estimular o desejo dos usuários pelo imóvel de aluguel por temporada.

Onde anunciar o imóvel para aluguel por temporada?

Para identificar uma boa plataforma de anúncios é necessário primeiramente identificar quais delas existem para o mercado turístico. Primeiramente, existem os sites de reservas de hospedagem, dedicados exclusivamente à realização de reservas, geralmente são de uso bastante simples e estão sendo gradualmente transformadas, devido à concorrência direta, no segundo tipo de site de anúncio, as páginas de agências de turismo.

Essas plataformas são um pouco mais complexas e trabalham com outros serviços além da hospedagem propriamente dita. Conhecidas como On-line Travelling Agencies (OTA’s), elas realizam reservas de outros serviços turísticos, como o transporte aéreo, transfer terrestre, equipamentos de lazer, ingressos para eventos e pacotes completos, onde o turista paga pela comodidade de não precisar decidir e negociar detalhes específicos da viagem (considerando algumas características específicas do pacote que precisam ser respeitadas e determinam a variação do preço do pacote por categoria de acomodação e transporte). Essas ferramentas geralmente oferecem os anúncios de imóveis isoladamente também, portanto é ainda mais importante o desenvolvimento de anúncios adequados e atualizados nestas (visto que o proprietário poderá ser procurado pelos usuários e pela administração da plataforma para negociações de tarifas).

Por fim, existem os canais de buscas de hospedagens, desvinculados das OTA’s, muito populares com os consumidores finais. Devido ao caráter comparativo, essas plataformas possuem um poder de barganha elevado com as páginas de reservas e com as OTA ‘s, pois promovem ao consumidor um panorama geral dos preços praticados pelos diferentes players do mercado local. Através de negociações na baixa temporada, esses canais conseguem negociar taxas mais atrativas com os canais de anúncios, estimulando a ocupação dos imóveis nos períodos de baixa temporada, mostrando-se um grande aliado para maximizar sua rentabilidade.

Como construir um anúncio atrativo para o aluguel por temporada?

O anúncio é a cara do imóvel no meio digital, portanto o ideal é vender, através dessas plataformas, exatamente a experiência que o turista viverá presencialmente. A construção do anúncio precisa levar em consideração o fator de deslumbramento do consumidor, sem perder de vista a realidade. O choque de encontrar uma hospedagem absolutamente diferente do anúncio de comercialização do imóvel é um dos principais fatores para a avaliação negativa da experiência, principalmente por criar a impressão de “desonestidade” por parte do proprietário, podendo resultar em avaliações muito negativas e desestimulantes para futuros hóspedes.

As imagens escolhidas para anunciar o imóvel são a vanguarda do processo de anúncio on-line. O ditado diz que uma imagem vale mais que mil palavras, em um anúncio as imagens têm o poder de impactar o usuário positivamente ou negativamente, a depender das características da imagem escolhidas para apresentar as instalações. É comprovado cientificamente que o cérebro humano se utiliza de atalhos cognitivos, chamados de heurística, para tomar decisões automáticas. O caminho para desviar dessa armadilha é a diferenciação, portanto utilizar imagens criativas e mostrar o imóvel por ângulos criativos sob uma iluminação adequada, podem ser vitais na atratividade do anúncio.

Ainda no tópico das imagens escolhidas para um anúncio, é necessário salientar a importância da qualidade das imagens neste processo. A maioria das plataformas de anúncios de hospedagem trabalham com a exibição das fotos dos imóveis através de carrosséis dinâmicos, onde as fotos são exibidas em uma dinâmica lateralizada, mostrando várias áreas distintas do imóvel desde sua fachada aos quartos e banheiros. Dessa forma as imagens geralmente são expansíveis, tornando o processo de seleção da imagem consideravelmente mais relevante. Devido à necessidade de levar em consideração o tamanho expandido da imagem quando aplicado o zoom nesta porção da interface do site, uma imagem de baixa qualidade ficará pixelada quando ampliada, podendo diminuir o encantamento do hóspede com as instalações.

Outro fator relevante na construção de um anúncio é o texto de descrição das instalações e seus atributos básicos de serviço. Parece besteira, mas após deslumbrar-se com as belas imagens do imóvel, o usuário irá passar à leitura das características deste, onde deverão estar explícitas as comodidades básicas como Wi-Fi, ar-condicionado nos ambientes, garagem, presença dos utensílios de cozinha básicos, enxoval, infraestrutura turística das proximidades, facilidade de acesso, atendimento personalizado, dentre outros. A não identificação de algum atributo essencial para o hóspede nesta descrição pode acarretar em sua desistência, ainda na etapa de consideração da jornada de consumo turístico, e o proprietário poderá jamais saber disso.

As avaliações importam na decisão de compra no aluguel por temporada?

Dentro da jornada de consideração de um usuário pelas plataformas de reservas, sites de agências e buscadores turísticos, este leva em consideração a opinião de outros turistas. Esse fenômeno é chamado de boca-a-boca virtual (Electronic Word of Mouth – eWOM) e impacta diretamente na reputação virtual de um estabelecimento. No tocante ao aluguel por temporada, alguns fatores ampliam os impactos do eWOM na tomada de decisão por parte do usuário.

Dentro das ciências do consumo, os produtos de hospedagem são tidos como de alto risco monetário percebido. Esse risco é decorrente do alto custo das hospedagens, atrelado diretamente às altas expectativas sobre a experiência contratada. Por esta razão, a prova social torna-se um excelente mecanismo de atenuação, proporcionando uma maior confiabilidade por parte dos potenciais compradores com base nas avaliações positivas prévias. O usuário tende a descartar suas preocupações frente a comentários positivos feitos por hóspedes reais e verificáveis, aumentando as chances do novo potencial cliente decidir fechar a reserva.

As avaliações por si só não representam toda a extensão do impacto percebido pelo usuário no âmbito digital. Ter apenas comentários positivos também levanta suspeitas nos usuários, pois desperta a ideia do “bom demais para ser verdade” ou “estão escondendo algo”, podendo surtir o efeito oposto ao inicialmente desejado. Dessa forma, a chamada “reversão da experiência negativa” é recomendada durante uma interação de resposta ao usuário insatisfeito autor de uma crítica negativa. Para realizar essa prática é preciso manter uma comunicação com os respondentes e acatar suas reclamações prontamente, apresentando soluções implementáveis ou modificações estruturais e organizacionais em prol do ajuste dos pontos levantados pelo hóspede insatisfeito,convidando-o para um retorno (possivelmente com algum benefício adicional) a uma nova experiência destinada à reversão da experiência negativa.

O mundo digital é um mar de oportunidades para o aluguel por temporada

Como apontado, o mundo digital consegue aproximar as pessoas das propostas turísticas mais adequadas às suas necessidades. A conectividade abriu inúmeras portas para o comércio da hospitalidade, e a adaptação às novas técnicas e ferramentas podem significar a diferença na lucratividade de um investimento. Apesar de ser possível aprender como otimizar anúncios sozinho, este universo de ferramentas e plataformas é dinâmico o suficiente para tornar sua gestão complicada. É necessário confiar na experiência dos outros para diminuir os riscos percebidos nas negociações, tanto no tocante à reserva de um meio de hospedagem em um planejamento de viagem, quanto na administração de um aluguel por temporada.

Dessa maneira, a Carneiros Temporada proporciona aos parceiros proprietários a tranquilidade necessária para aproveitar seu tempo livre. Enquanto nós cuidamos do investimento imobiliários dos nossos parceiros, estes não precisam preocupar-se com as inúmeras mudanças e oscilações nos muitos canais digitais de vendas nas quais estamos presentes, e assim nosso time de especialistas em vendas digitais conseguem expor os imóveis em mais de 200 plataformas de vendas de hospedagens.