Uma das maiores preocupações do turista no mundo moderno é a conectividade do destino. Todos querem em suas viagens postar suas fotos, acessar os melhores guias de viagem e aproveitar um bom filme na tarde preguiçosa. Segundo dados do Ministério das Comunicações, hoje, estima-se que 78,3% dos brasileiros estão conectados por internet de alta velocidade em mais de 4.500 municípios. Portanto, devido ao crescimento da conectividade global, a qualidade da conexão fornecida pelo destino receptor, e consequentemente pelo anfitrião hospitaleiro, deixa de ser um atributo diferencial e passa a ser uma necessidade básica para o turista. Confira nesta matéria as razões para considerar a implantação permanente de uma rede de conexão à internet em seu imóvel de temporada.

A internet como canal de promoção do seu imóvel de aluguel por temporada

O hóspede encontrará você pela internet e também o avaliará por ela, em ambos os sentidos. Considerando que atualmente o ambiente digital é o principal canal de comunicação das propostas de valor para bens e serviços em todo o mundo, é bastante provável que o hóspede tenha chegado até você por esta via. Desta forma, seu potencial consumidor passou por uma infinidade de anúncios durante a pesquisa de preparação para a viagem, e elencou mentalmente alguns pré-requisitos para basear a tomada de decisão. Posso garantir a você que um destes requisitos é a disponibilidade da conexão à internet por banda larga, atributo cuja presença é destacada na maioria das plataformas de hospitalidade.

O caminho de consumo deste hóspede não encerra no check-out, a impressão deixada pela experiência pode perdurar dias na memória afetiva do hóspede. Dessa forma, caso o hóspede tenha construído memórias através das mídias digitais enquanto utilizava as instalações do imóvel, é possível que ele retorne em outra oportunidade, ou até mesmo, recomende a hospedagem para amigos e colegas. Parece besteira, mas as redes sociais (tanto as digitais, como as interpessoais) são um enorme aliado do proprietário de aluguel por temporada.

As redes sociais como chamariz do seu imóvel de temporada

Portanto, por que não ir além e proporcionar ao hóspede o necessário para trabalhar para você de maneira gratuita? A presença de uma internet de alta qualidade no flat de aluguel por temporada, garantirá que o hóspede consiga utilizar seus aparelhos eletrônicos de maneira mais eficiente, construindo uma experiência positiva e fazendo com que ele queira compartilhar aquela vivência em suas redes sociais instantaneamente.

Você poderá aproveitar-se dessa oportunidade para ações de marketing pontuais através da implementação de QR Codes. Não é mais novidade o funcionamento de um QR Code (aquele código para o qual você aponta o celular e obtém informações diversas instantaneamente), entretanto é possível utilizar-se da curiosidade dos hóspedes para transmitir informações importantes como regras de conduta do imóvel ou solicitação de serviços extras.

Os tipos de turistas e suas necessidades específicas de internet

Como mencionado anteriormente, a qualidade da internet não é mais um diferencial de serviço. A presença desta funcionalidade influencia diretamente na expectativa do hóspede desde o processo de escolha da hospedagem para sua viagem. Portanto, isso pode ser um aspecto fundamental para que o potencial cliente escolha pelo imóvel ou não, confira abaixo alguns exemplos de turistas e seus modos de uso da internet:

Turista empresarial: Ele está sendo custeado pela empresa e provavelmente trabalhará remotamente do imóvel. Dessa maneira, a qualidade da conexão é uma exigência para este hóspede devido a necessidade de realizar conferências, acessar a extranet empresarial e desenvolver suas atividades através de sistemas de automação gerencial online.

Turista família/lazer: Este talvez seja o tipo de turista mais exigente com a qualidade da conexão. Comumente, este tipo de turista viaja em grupos de 3 a 5 indivíduos, com idades, gostos e atividades de lazer diferentes. Por isso, cada um tem o próprio aparelho de conexão à internet, e todos conectam-se à rede do imóvel simultaneamente. Caso o imóvel de temporada seja dotado de uma conexão de baixa velocidade e estabilidade, haverá atritos entre os indivíduos e consequentemente com o gestor do imóvel. Portanto, é importante contratar uma empresa de fornecimento de conexão de banda larga satisfatória, assim como investir em um sistema de rede de internet doméstica de boa qualidade.

Turista jovem/estudante: Este perfil de turista apresenta comportamento semelhante ao turista família, com uma diferença principal, eles viajam em grupos com interesses afins. Então para este turista a qualidade da conexão é importante na utilização das redes sociais e para o compartilhamento de vídeos e fotos. Entretanto, dificilmente todos farão uso de seus dispositivos simultaneamente e de maneira intensa, visto que o principal foco deste tipo de turista é a interação com os outros hóspedes.

A internet no aluguel de temporada e no aluguel convencional

A principal diferença destas duas situações está principalmente na duração da permanência do hóspede. Enquanto o aluguel por temporada pode durar no máximo 90 dias consecutivos, o aluguel convencional é geralmente estabelecido em contratos de 6 meses a 1 ano. Portanto existem fatores a serem considerados no segundo caso, tal qual a necessidade específica do hóspede em questão. Dado que ele permanecerá por mais tempo do que um hóspede de temporada, provavelmente todos os outros serviços do imóvel também serão transferidos para o nome deste, logo, não é necessário que você mantenha um sistema de internet visto que ele provavelmente o contratará.

Entretanto, quando a situação é um aluguel de temporada, a coisa muda drasticamente de figura por duas principais razões: o seu faturamento mensal será maior que a alternativa e as necessidades dos seus clientes serão diferentes para cada grupo hospedado. Dessa forma, é necessário nivelar sempre por cima para garantir a satisfação do seu cliente e transformá-lo em seu aliado comercial através das redes sociais.

De acordo com a estimativa do segmento, o aluguel por temporada tem a capacidade de aumentar a receita mensal do seu imóvel em até 30% comparativamente ao aluguel convencional. A manutenção de uma internet de qualidade para o seu imóvel não chegará a custar sequer 5% da renda mensal e pode ser considerada como um investimento no seu empreendimento, visto as possibilidades apontadas neste artigo.

Diante do exposto, fica evidente a importância da internet no setor de hospedagem no mundo conectado em que vivemos. Para fornecer o melhor serviço ao hóspede é necessário pensar em suas necessidades para realizar a adequação do imóvel. É sempre essencial refletir se você pode estar deixando escapar uma chance de ouro para economizar algum dinheiro.