Lidar com o público é parte fundamental da gestão de um empreendimento hospitaleiro e torna-se ainda mais relevante na prática do aluguel por temporada. O cliente turístico chega à hospedagem com expectativas, munido de curiosidade e da antecipação criada pelas pesquisas pré-compra. Essa situação é bastante delicada, pois para atender às necessidades deste hóspede o anfitrião/proprietário precisa dedicar tempo para realizar os preparativos da estada.

Alguns procedimentos são essenciais para a recepção adequada no aluguel por temporada. Desde os procedimentos de pagamento e estabelecimento do contrato de aluguel de temporada, até os processos de limpeza e manutenção do imóvel, são vários os pontos de atenção especial para a adequada prestação do serviço negociado. Neste artigo apontaremos os motivos pelos quais a administração profissional do imóvel de temporada oferece a tão merecida e desejada tranquilidade ao proprietário.

As equipes de atendimento ao cliente são especialistas nas áreas de hospitalidade e turismo para aluguel de temporada

Os profissionais da área do turismo recebem treinamento multidisciplinar voltado à construção da percepção crítica da atividade como um todo. Por esse motivo as empresas de aluguel por temporada e hotelaria dão preferência à contratação destes profissionais, devido à capacidade de identificar pontos de melhoria pela perspectiva do cliente. As habilidades desenvolvidas por esses profissionais incluem a comunicação humanizada com o cliente, a antecipação de necessidades básicas do turista, a facilidade de identificação de pontos de interesse e infraestrutura turística básica. Essas características possibilitam ao turismólogo, atuante na linha de frente no setor da hospitalidade, instruir adequadamente os hóspedes antes e durante a estada.

Muitas dessas habilidades são adquiridas ao longo da formação profissional, mas também são adquiridas através do investimento empresarial na familiarização com o destino. A maioria dos negócios de aluguel por temporada realizam operações de vendas e relacionamento com o cliente de maneira remota, portanto é essencial que o treinamento dos colaboradores inclua as vivências do destino. Essa prática possibilita uma facilitação da compreensão das dores do hóspede através da empatia e das referências adquiridas, garantindo uma solução de problemas mais adequada e satisfatória.

Um software de gestão de hospedagem auxilia no acompanhamento do aluguel por temporada

Com diversas funções gerenciais, analíticas e operacionais, os softwares de gestão para meios de hospedagem são fundamentais para o proprietário acompanhar seu investimento. Eles permitem a compreensão das dinâmicas do aluguel por temporada em diversos cenários diferentes, possibilitando a identificação de dados de padrão de consumo, que podem ser cruzados com as referências do destino provendo valiosos insights sobre a estratégia comercial adotada. No tocante ao aspecto analítico, essa ferramenta possibilita ao gestor a identificação visual de situações de sobreposição de reservas (o famoso overbooking), podendo antecipar a resolução do problema e evitar maiores transtornos.

Outra característica fundamental destes programas é a capacidade de centralizar a oferta dos imóveis do proprietário em uma plataforma. A gestão de anúncios simplificada através do sistema interno facilita a compreensão do profissional ou do proprietário sobre os campos de preenchimento necessários. Desse modo, é necessário apenas atentar para os fatores excepcionais das plataformas, agilizando o processo de ajuste da oferta de um imóvel através da automatização do processo.

Na maioria destes softwares também é possível subir os tarifários padrão dos diferentes imóveis com base em sazonalidade e demanda. O termo tarifário refere-se aos preços praticados por um determinado equipamento turístico ao longo de um período, considerando variações de demanda de modo a estimular o consumo em períodos de baixa e maximizar a rentabilidade em períodos de alta procura. O carregamento destas tarifas, através de um sistema centralizado de gestão, estabelece a possibilidade de flutua-las em todos os portais de maneira automática e instantânea, dinamizando consideravelmente o processo de gerenciamento de noites disponíveis e otimizando a receita.

As intenções do proprietário são integralmente consideradas no processo de gestão profissional do aluguel por temporada

Os valores éticos e morais representam os grandes pilares da gestão profissional de aluguel por temporada. Valores como a religião, os bons costumes e a aceitação de pets no imóvel de temporada do proprietário são levados em consideração no momento da elaboração estratégica do plano de divulgação e comercialização de um imóvel por temporada. Portanto, o envolvimento do proprietário com o imóvel e com o investimento realizado pode variar de acordo com a rigidez ética e moral deste. Visto que existem diferentes modalidades de parceria de gestão do aluguel por temporada, algumas são mais participativas por contrapartida do proprietário do que outras.

Em modalidades de renda fixa o envolvimento do proprietário com a comunicação e comercialização da hospedagem é mínimo. Diversas empresas de gestão de aluguel por temporada trabalham com essa modalidade de sublocação, onde é acordado com o proprietário um valor mensal fixo e a empresa de gestão tem direito sobre o excedente indiscriminadamente. Essa modalidade é a mais distante da influência direta do proprietário, sendo mais comumente vinculada ao indivíduo com perfil investidor, onde a rentabilidade passa a ser fixa independente da época do ano. Neste modelo de parceria a tranquilidade é totalmente assegurada devido a autonomia da empresa de gestão para efetuar ajustes e vendas livremente com base em suas estratégias e interesses profissionais, principalmente devido à remoção das barreiras comunicacionais de autorização por parte do proprietário para atividades básicas.

A consultoria de estado do imóvel no estabelecimento da parceria de aluguel por temporada.

Esses imóveis são bastante semelhantes estruturalmente quando considerados dentro de um mesmo padrão de qualidade, entretanto sua decoração pode ser bem distinta. Excetuando-se as variações em dimensão total e quantidades de dormitórios e banheiros, a estética de um condomínio tende a ser estruturalmente semelhante nos flats para aluguel por temporada. Entretanto, as escolhas particulares de cada proprietário estabelecem marcas de individualismo muitíssimo bem vindas ao aluguel por temporada, pois os turistas dessa modalidade de hospedagem procuram uma conformação diferente e única quando em estadas.

Neste aspecto as consultorias de estado do imóvel fornecem um panorama geral da atratividade do imóvel assim como de seu estado de conservação. A decoração de um imóvel faz a diferença no momento da decisão do turista pela estada dentro das plataformas digitais, portanto no processo de consideração do estabelecimento da parceria de gestão profissional, é fornecida uma análise de sua atratividade junto à categorização do imóvel e seu respectivo tarifário de categoria. São feitas considerações de investimento para melhoria da experiência de estada, possibilitando ao proprietário decidir pela adoção de incrementos de mobília funcional. Para além dos aspectos estéticos e funcionais, essa consultoria também identifica o estado de conservação e vida útil de eletrodomésticos e da estrutura hídrica e física do imóvel, identificando potenciais riscos de biossegurança ou ajustes de manutenção e substituição prévias.

Todos esses serviços são oferecidos pelo Grupo Carneiros Temporada

Especializados na gestão de imóveis de alto padrão no Litoral Sul Pernambucano, o Grupo Carneiros Temporada oferece a solução completa para o aluguel por temporada. Desde a equipe profissional multidisciplinar de excelência atuante nos diversos setores da empresa, até a prestação de contas clara, objetiva, digital e automatizada, nós oferecemos todas as comodidades e a dedicação necessárias para transformar sua experiência com o aluguel por temporada de um completo terror administrativo para um mar de tranquilidade e rentabilidade.