Devido à característica de não estocabilidade do comércio de serviços, a receita desses empreendimentos varia em função do número de vagas ocupadas. Na prática o montante de receita mensal alcançável é fixo, e isso significa que a vacância de vagas não poderá ser compensada posteriormente, como acontece com o comércio de bens estocáveis. Dessa maneira, as empresas que trabalham com o comércio de serviços priorizam a receita sustentável do empreendimento de modo a garantir os direitos do consumidor, enquanto mantém seus negócios no azul no fechamento do exercício. 

No entanto, alguns empresários e empreendimentos consideram a lotação máxima como seu objetivo, visando maximizar o lucro em função de períodos de alta procura. Nessas ocasiões, tais empresas acabam por cometer o deslize de vender a mesma hospedagem, voo ou ingresso para mais de uma pessoa, ocasionando o erro administrativo de “overselling” ou “overbooking”. Essa prática pode acontecer acidentalmente ou propositalmente, a depender da intenção da empresa, e pode causar enormes dores de cabeça a ambas as partes dessa situação.

O overbooking propriamente dito é o ato de comercializar mais unidades de serviço do que o indivíduo tem capacidade de atender. Essa situação gera problemas sérios, pois, segundo o direito do consumidor vigente em todo o território nacional, todos os fornecedores empregados na oferta do serviço contratado pelo consumidor lesado são igualmente responsáveis pelo ocorrido. Isso significa que, mesmo o erro sendo responsabilidade da plataforma de anúncio, o proprietário poderá ser legalmente responsabilizado por uma gestão ineficiente que ocasionou o overbooking.

A responsabilização dos fornecedores envolvidos poderá incorrer em diversas modalidades de compensação por danos causados ao consumidor. Desde ressarcimentos integrais dos valores pagos pela estada contratada e por quaisquer alternativas utilizadas pelo hóspede para aguardar uma solução para o caso, junto à disponibilização de uma nova hospedagem integralmente custeada pela parte faltosa, até uma indenização por danos morais em decorrência de compromissos perdidos, limite de crédito comprometido ou apenas estresse decorrente da situação.

Portanto, após estabelecermos a seriedade da situação decorrente do overbooking,  gostaríamos de apresentar alguns meios de corrigi-lo e evitá-lo.

Como resolver um overbooking no aluguel por temporada?

Na decorrência de um overbooking, o proprietário poderá precisar lidar com dois hóspedes irritados. Para definir qual deles precisará ser realocado é sempre recomendável conversar primeiramente com o cliente mais tranquilo primeiro, a depender da reação deste à proposta de realocação, o segundo hóspede não precisará sequer ser informado sobre a situação em que esteve, pois esta foi resolvida antes de tornar-se um problema maior. Esse procedimento é chamado de controle de crise, e ajuda o proprietário ou à empresa de gestão de imóveis a manter um padrão de atendimento adequado e coerente com uma prestação de serviços profissional, economizando a reputação digital do anúncio e/ou da marca.

A primeira ação a ser realizada quando identificado um potencial overbooking é verificar qual a janela e condições que o hóspede possui para realizar uma nova reserva. Caso o proprietário identifique que ocasionou essa situação despropositadamente, é essencial que este busque outros imóveis dentro da mesma região com categoria semelhante para negociar disponibilidade e preço com o outro proprietário. 

Caso a estada do hóspede esteja relativamente distante ainda, é possível recomendar esta nova hospedagem com a garantia da paridade de valores de modo a oferecer uma solução de antemão. Nos casos em que esse problema é identificado muito próximo da estada, todos os custos da hospedagem (independente de paridade de preços negociada com proprietário ou não) precisarão ser integralmente cobertos pelo proprietário, e o hóspede precisará ser informado de todo o trâmite e estar de acordo com todo o processo (além de ter todas as suas necessidades especiais, que porventura existam, devidamente sanadas por esta nova opção de hospedagem).

Portanto, a discrição, a calma e o profissionalismo são a chave para lidar com o overbooking no aluguel por temporada. Um proprietário preparado vale por 2, essa máxima ecoa através do mercado de hospedagem por temporada e previne diversas complicações legais e crises de imagem para imóveis e empresas. Conhecer a concorrência e manter um relacionamento amistoso é fundamental para lidar com situações adversas decorrentes desse fenômeno, infelizmente, nada incomum dentro do mercado turístico nacional.

Existe uma outra forma de ficar tranquilo com o aluguel por temporada: Realize um contrato de gestão profissional de imóveis por temporada!

Empresas profissionais e competentes economizam o tempo do proprietário e do hóspede através de uma gestão eficiente de potenciais crises. O Grupo Carneiros Temporada atua nas regiões de Porto de Galinhas (com a marca Pernambuco Temporada) e Praia dos Carneiros (com a marca Carneiros Temporada) com excelência operacional e Cuidado com o imóvel, de modo a oferecer sempre rentabilidade e tranquilidade ao proprietário parceiro. Dentro da tranquilidade oferecida está também a prevenção de overbookings através de softwares avançados de gestão da disponibilidade que integram todos os mais de duzentos canais de oferta da empresa a uma central de gestão inteligente e intuitiva, que pode ser acessada diretamente pelo portal do proprietário para acompanhar as reservas realizadas pela empresa, assim como, realizar seus próprios bloqueios para uso particular do imóvel ou aluguel por conta própria. Conheça todas as vantagens da gestão profissional do aluguel por temporada através da equipe de prospecção e relacionamento com o proprietário pelo nosso site.