Na era digital muitas facilidades foram desenvolvidas para a conexão de pessoas que compartilham um interesse comum, no entanto esses atalhos também possibilitaram o crescimento dos artifícios desonestos. Utilizando-se da anonimidade da internet, agentes mal intencionados almejam ludibriar indivíduos despreparados através de documentos falsos, cartões de crédito clonados ou depósitos sem fundos.

Aos proprietários ávidos por suas primeiras reservas, falta a expertise da desconfiança e da cautela. Algumas ações simples conseguem resguardar juridicamente proprietário e locatário, e devem sempre ser consideradas como uma prioridade nas tratativas do aluguel do imóvel por temporada. Confira neste artigo algumas ações simples, mas muito relevantes para a gestão adequada dos negócios no aluguel por temporada.

Estabeleça um contrato de locação padronizado e revisado por empresa jurídica competente

Apesar de parecer uma prática comum, muitos proprietários tendem a realizar seus aluguéis através do Whatsapp ou ligação telefônica sem qualquer respaldo legítimo. A construção e implementação de um contrato de aluguel por temporada estabelece entre o contratante e a contratada um vínculo jurídico válido que poderá ser levado à cabo através das instâncias legais pertinentes em caso de descumprimento de suas cláusulas.

No entanto, é necessário ater-se a determinados pontos de interesse prioritários na construção deste documento. O principal tópico abordado neste documento precisa ser a conservação das instalações e dos móveis, de modo que a responsabilidade por avarias de quaisquer natureza recaia sobre o locatário. É interessante também estabelecer em contrato o cumprimento das regras do condomínio que deverá estar exposta no imóvel alugado ou encaminhado ao cliente digitalmente de maneira explícita e documentada.

Este instrumento legal precisará ser aprovado por entidade jurídica cabível e competente. Apesar da estruturação de um contrato com validade legal ser relativamente simples, é necessário que este seja validado por um advogado de modo a garantir que não há brechas exploráveis na construção do instrumento. Essa ação garantirá a integridade e a válida solicitação de restituição em caso de quebra parcial ou total do contrato estabelecido.

Realize a liberação do acesso ao condomínio apenas mediante pagamento integral antecipado

Essa aqui é uma observação feita geralmente por empresas especializadas e proprietários autônomos experientes do aluguel por temporada e pode garantir a boa convivência e segurança de todos. A cobrança do acordado para a estadia do hóspede precisará ser efetuada integralmente antes da entrada do hóspede no imóvel. Essa ação garantirá ao proprietário/condomínio a segurança de que nenhum indivíduo não identificado estará perambulando pelas instalações do imóvel/condomínio. A experiência de garantir segurança aos demais vizinhos, hóspedes e proprietários estabelece uma relação de confiança entre a atividade do aluguel por temporada e os demais indivíduos envolvidos nesta prática comercial.

Faça a coleta das cópias da documentação de identificação de todos os hóspedes antecipadamente

O que nos leva diretamente a outro instrumento de segurança para proprietários, turistas e funcionários, a coleta das informações de identificação individual. Apesar dos condomínios muitas vezes solicitarem o cadastro do responsável pela reserva na entrega da chave ou código de acesso do imóvel ao locatário, essa etapa poderá ser reforçada ou implementada pelo proprietário de maneira proativa. A solicitação da documentação de identificação e parentesco legal (no caso de menores de idade) resguarda o proprietário e/ou o condomínio de intempéries do destino, assim como garante a segurança dos indivíduos menores de idade.

Evite a divulgação do endereço completo do imóvel nas mídias digitais

Apesar de a localização de um imóvel ter a capacidade de direcionar o desejo, esta estratégia de comunicação pode ser um tiro pela culatra. Fornecer informações específicas sobre a localização exata do seu imóvel através da internet possibilita a golpistas e demais indivíduos mal intencionados que estabeleçam ações coordenadas para intimidar hóspedes e proprietários, ou usufruir das premissas do condomínio/imóvel de maneira furtiva. De qualquer maneira, é interessante resguardar informações específicas sobre a localização do imóvel, fornecendo apenas informações genéricas e/ou endereço de condomínio sem especificar o número do imóvel/flat.

Como os procedimentos de segurança são aplicados pelo Grupo Carneiros Temporada

Todas as informações passadas acima são oriundas diretamente da experiência do Grupo Carneiros Temporada na gestão do aluguel por temporada. Aprendemos bastante com situações adversas no passado e hoje possuímos a expertise necessária para oferecer aos nossos proprietários a tranquilidade, o cuidado e a excelência operacional que nos consagraram como a principal empresa do ramo no mercado pernambucano.

Dessa maneira, o Grupo Carneiros Temporada aplica diretamente todos os procedimentos de segurança implicados neste artigo. Através do sistema central de gestão de reservas de última geração implementado como principal ferramenta da empresa, tanto a comunicação com clientes e condomínios/proprietários é feita de maneira automatizada, como o processamento e controle de pagamentos e repasses é realizado de maneira transparente e eficiente. A equipe de relacionamento e hospedagem está sempre à disposição do proprietário para sanar dúvidas e fornecer informações específicas aos turistas e proprietários parceiros, oferecendo uma verdadeira gestão completa do aluguel por temporada a todos os nossos nichos de clientes.