A higiene de um ambiente contribui diretamente para o bem-estar dos indivíduos presentes e incorre no conjunto de técnicas e conhecimentos empregados no cuidado em evitar doenças infecciosas. Através das técnicas de desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza a higienização dos ambientes de um imóvel de aluguel por temporada busca conservar e fortificar a saúde daqueles que ali habitarão por curtos ou longos períodos. O conceito geral de higiene na hotelaria é bastante amplo e perpassa as áreas da higiene pessoal, do trabalho e a utilização correta dos materiais adequados visando a eficiência e eficácia dos produtos aplicados.

Recentemente os interesses acerca das técnicas de desinfecção e higienização de ambientes tornou-se o ponto alto das atenções globais, principalmente nos equipamentos de serviço turístico, alimentar e hospitalar. Esse crescimento do interesse nos mitos e verdades das técnicas de biossegurança e higienização transformou um trabalho convencional em um diferencial de serviço que se perpetua junto à memória de um tempo obscuro e amedrontador que esperamos não se repetir no futuro. De toda maneira, este artigo traz aos proprietários autônomos alguns insights sobre um processo tão crucial para a garantia da segurança dos atuais e futuros hóspedes.

O que observar na higienização de banheiros para aluguel por temporada?

O banheiro é uma das áreas úmidas mais importantes no processo de limpeza de um imóvel para aluguel por temporada. Não apenas por esta área do imóvel ser geralmente compartilhada por todos os indivíduos em algum momento da estadia, como também por seu grande potencial para incômodo olfativo natural. Este incômodo pode ocorrer em função da junção da umidade com a baixa taxa de renovação do ar deste cômodo, devido ao costume de fechar a porta deste cômodo após o uso. Portanto, a proliferação de musgos e microrganismos oferecem risco biológico e mecânico aos usuários devido a possíveis escorregões e/ou infecções microbianas, além do extremo mal cheiro gerado por algumas espécies de fungos e bactérias.

Para efetuar a devida limpeza desse ambiente é recomendado a utilização de produtos químicos especializados por duração de tempo adequada. Não citaremos marcas ou produtos específicos aqui, no entanto, existem produtos específicos para o tratamento dos diferentes tipos de agentes causadores de mau cheiro nos banheiros e a contratação de uma limpeza especializada poderá ser crucial em casos mais graves. Entretanto, para casos mais simples é recomendado a limpeza completa das partes externas e removíveis dos ralos e torneiras, remoção da camada de gordura corporal do piso e rejuntes, higienização completa da toalete (interna e externa, das partes alcançáveis com equipamento adequado), limpeza dos espelhos e das bancadas e nichos de apoio para sabonetes, xampus e utensílios de banho quando convier.

Como realizar adequadamente a limpeza de móveis para o aluguel por temporada?

Para a limpeza adequada de móveis é necessário aplicar as técnicas adequadas de acordo com o tipo de material. Para a limpeza de móveis estofados é necessário atentar para a matéria prima do revestimento, assim como a natureza do resíduo a ser removido. Já para a limpeza de móveis em madeira ou aglomerado MDF é recomendada a utilização de um pano levemente umedecido com uma solução de água e sabão líquido neutro, seguido de um pano seco e limpo para secar muito bem o móvel. No entanto, para a limpeza de móveis em metal e pedra as restrições são menores pois geralmente este tipo de móvel encontra-se em áreas úmidas, tornando a limpeza muito mais fácil através da simples lavagem.

Precisa lavar enxovais no aluguel por temporada?

Sim, a lavagem dos enxovais é essencial após cada saída de hóspede e a depender do tempo entre estadias, antes de cada nova entrada também. Essa é uma questão básica de higiene, portanto a lavagem dessas peças não pode ser negligenciada ou postergada mesmo que essas peças aparentem não ter manchas ou terem sido utilizadas, se foram disponibilizadas ao hóspede precisam passar pelo processo de higienização ao final da estadia.

Por enxovais compreende-se todos os itens que entrarão em contato direto com a pele de algum indivíduo durante a estadia. Portanto, nesta categoria estão inclusos, mas não limitados à: lençóis, fronhas, edredons, toalhas de corpo, toalhas de rosto, duvet, lençol de elástico e panos de prato, apesar deste último geralmente ser negligenciado, em teoria também participa do processo de uso diário do hóspede no aluguel por temporada.

Precisa fornecer itens de higiene pessoal e limpeza básicos aos seus hóspedes?

Para o aluguel por temporada as regras sobre a disponibilização de itens de higiene pessoal são flexíveis. Alguns proprietários consideram um custo desnecessário, pois hóspedes acostumados com o serviço de aluguel por temporada necessariamente precisarão trazer insumos de natureza cotidiana para a própria alimentação. No entanto, é um gesto de cuidado e demonstra atenção aos detalhes por parte do proprietário a inclusão de utensílios domésticos de higiene e limpeza básicos. Muitos desses objetos não possuem prazo de validade e, portanto, poderão ficar armazenados sem gerar custo recorrente e ainda virão a ser um bônus na experiência de um possível turista despreparado.

Já para utensílios de limpeza básicos a situação varia de acordo com a natureza do serviço oferecido. A disponibilização destes itens sugere sutilmente ao hóspede que a limpeza dos ambientes está por sua conta, portanto para acomodações que oferecem o serviço periódico (diário ou sob demanda) de limpeza profissional é dispensável este tipo de disponibilização ao hóspede. No entanto, para a grande maioria das modalidades de acomodação é importante providenciar um conjunto básico de limpeza com vassoura, balde, panos de chão, produtos de limpeza, pá de lixo, sacos de lixo extras etc.

As áreas externas também precisam ser devidamente cuidadas para aluguel por temporada?

Sim, a limpeza e os cuidados com a área externa são fundamentais para garantir a boa experiência do hóspede no aluguel por temporada. Seja em relação à limpeza da piscina, aparagem da grama, conserto de muros ou varrição das calçadas, é primordial que o imóvel ofereça a melhor impressão possível desde o primeiro contato. No entanto, para imóveis de aluguel por temporada que estão inseridos dentro de condomínios essa preocupação é menor em decorrência dos serviços comuns contratados pelas taxas de condomínio periódicas. De todo modo, caso o proprietário ainda assim possua plantas dentro de seu espaço privativo, o cuidado com esses itens é de sua responsabilidade e portanto precisará ser realizado periodicamente.

A administração profissional do aluguel por temporada pode ajudar o proprietário a não se preocupar com nada disso

O Grupo Carneiros Temporada possui mais de 5 anos de experiência em oferecer aos proprietários rentabilidade com tranquilidade. Através de uma gestão completa do aluguel por temporada, é garantido ao proprietário que seus imóveis causarão a melhor impressão possível em seus hóspedes. A aplicação das diversas técnicas e cuidados citados neste artigo é uma das incumbências dos nossos colaboradores de campo do setor de controle de qualidade, sendo monitorado e planejado por profissionais treinados e capacitados para atentar aos mínimos detalhes desta função fundamental para o bem-estar dos hóspedes.