A excelência operacional é o resultado de um processo de aprimoramento contínuo dos procedimentos empresariais. O conceito de excelência pauta-se na redução dos riscos operacionais, diminuição dos custos totais, redução ou eliminação de desperdícios, associados a uma cultura organizacional de melhoria contínua na busca pelo resultado ideal tanto para a própria empresa quanto para seus clientes e parceiros. Para galgar o caminho da excelência operacional uma empresa precisa implementar de fato uma mudança de longo prazo de modo a desenvolver uma cultura organizacional alinhada aos ideais de integridade profissional, atitude questionadora, resolução ágil e inteligente de problemas, trabalho em equipe e desempenho otimizado através de procedimentos padrão.

Indivíduos constroem e são forjados pelas empresas onde trabalham, portanto são essenciais no processo de entrega da excelência operacional. A gestão de talentos é a base para a construção de uma cultura empresarial excelente, considerando que este princípio pauta-se em garantir a satisfação dos colaboradores enquanto no desempenho de suas funções organizacionais. Trata-se fundamentalmente de reconhecer o valor de cada um dos colaboradores no desempenho de suas funções de maneira a motivá-los em seu dia-a-dia através de feedbacks específicos e assertivos.

Com base nestes conceitos o Grupo Carneiros Temporada orienta suas atividades para garantir aos clientes e aos colaboradores o melhor resultado possível em todos os pontos de contato interpessoal. Uma empresa excelente é aquela que tem sua obrigação como o ponto de partida e não o seu objetivo final, entregando sempre o melhor resultado possível apesar das adversidades.

Implementação de procedimentos padrão para a gestão do aluguel por temporada

Através da padronização dos processos é possível treinar adequadamente os funcionários para estabelecer um parâmetro de qualidade mensurável nos pontos de contato direto. As chamadas Instruções de Serviço (IS) compõem o sistema de padronização implementado pelo Grupo Carneiros Temporada para a realização das atividades de relacionamento com proprietário e atendimento ao hóspede. Estes documentos detalham passo a passo as ações necessárias para garantir que o serviço prestado será eficiente e satisfatório ao cliente final, seja este interno ou externo.

Associado à IS, enquanto instrumento de desenvolvimento pessoal, a empresa volta-se para a abordagem do reforço positivo às ações desenvolvidas. Esta estratégia organizacional busca reconhecer e recompensar os colaboradores responsáveis por desenvolver e aprimorar funções cotidianas de modo a otimizar sua eficácia ou eficiência. Esse tipo de feedback estimula os indivíduos a tomar atitudes proativas na resolução de problemas cotidianos, fomentando nesses funcionários a satisfação e auto-realização oriunda da excelência profissional demonstrada e reconhecida.

Valorização da empatia como estratégia de conexão interpessoal no atendimento

Muito se fala sobre a empatia no atendimento ao cliente, entretanto poucas vezes esse conceito é devidamente explicado e exemplificado. O Grupo Carneiros Temporada considera a empatia como a soft skill mais importante para os setores de atendimento ao cliente e relacionamento com o proprietário. Essa habilidade permite ao colaborador compreender a dor do seu interlocutor e adereçar-lhe as preocupações com respeito e entendimento da dimensão do problema para o outro.

Para exemplificar essa prática é relevante o apontamento de situações onde a empatia faz toda a diferença na fidelização do cliente. Para o atendimento ao hóspede é fundamental compreender as circunstâncias nas quais o indivíduo está inserido diante de situações de possíveis adversidades. Turistas cansados da viagem com criança pequena no veículo que chegam ao portão do condomínio e se deparam com a ausência de autorização para entrada pouco irão querer ouvir sobre o quanto o erro não foi da empresa, portanto o excelente atendimento do Grupo Carneiros Temporada utiliza-se da empatia para identificar soluções rápidas de modo a minimizar a frustração do hóspede nesta situação.

Quanto ao relacionamento com proprietários, a prática da empatia também influencia diretamente na compreensão e tratamento das preocupações e questionamentos. Um proprietário que chega à gestão do Grupo Carneiros Temporada por recomendação de outrem, traz consigo expectativas altas e sonhos para a otimização do seu investimento. Entretanto, situações de frustração na baixa temporada podem levar este proprietário à desilusão, então aqui é onde o atendimento ao proprietário parceiro, focado na empatia, mostra todo o seu valor. As preocupações do proprietário são sempre válidas, afinal de contas esse é o seu investimento, nesse aspecto a partir da compreensão da dor do proprietário novas ações são traçadas para identificar caminhos e direcionar esforços para a resolução dos entraves apontados. 

Implementação de sistemas digitais e automatizados de gestão para aluguel por temporada

Para o bom funcionamento de uma empresa no século XXI é fundamental que esta utilize-se das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para otimizar seus processos. O Grupo Carneiros Temporada não poderia ficar de fora dessa, portanto seu sistema principal de reservas conta com funções de automação digital da reserva, comunicação e pagamentos. Esta tecnologia facilita a organização de informações sobre hóspedes, receitas e despesas, comunicação com o cliente, gerenciamento de anúncios, divulgação de imóveis gerenciados e o compartilhamento de conhecimento empresarial. 

Agora, com o desenvolvimento de um sistema centralizado próprio, diversos sistemas terceirizados poderão ser dispensados, otimizando as atividades dos colaboradores e facilitando a interação com o proprietário. O novo sistema institucional em desenvolvimento será destinado à substituição das multiplataformas operacionais utilizadas atualmente, fornecendo ao colaborador uma plataforma intuitiva e centralizada de trabalho, e ao proprietário parceiro uma prestação de contas assertiva, direta, prática e intuitiva em que será possível resolver pendências rapidamente.

Desenvolvimento de uma estrutura organizacional horizontal e participativa para a gestão do aluguel por temporada

Na cultura organizacional do Grupo Carneiros Temporada a priorização da proatividade surge como um diferencial. Os colaboradores são estimulados no seu dia-a-dia a fornecerem suas perspectivas sobre as ações desenvolvidas e, principalmente, a tentarem otimizar estes processos ao seu jeito. Para além das atividades individuais, os funcionários são convidados a participarem ativamente de projetos paralelos de crescimento empresarial, onde suas opiniões e sugestões são ouvidas e consideradas no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades da empresa.

A estrutura organizacional horizontal segue uma tendência mundial de co-participação nas atividades. Os colaboradores são organizados por setores em que estão todos sob a mesma supervisão, independente do nível do cargo que ocupam. Desta maneira, é desenvolvida uma aproximação entre os líderes e os liderados, permitindo que estes assumam funções mais complexas de acordo com suas aptidões e disponibilidade. Este modelo também desestimula a competitividade nociva entre os colaboradores de modo que atritos oriundos de posições de poder são minimizados em prol da excelência operacional e da unidade efetiva do setor.

A comunicação como pilar primordial da relação interpessoal

Pautado nessa premissa, o Grupo Carneiros Temporada exercita a comunicação humanizada em todos os níveis organizacionais da empresa. Desde a direção compreensiva e empática até os diversos canais diretos e ágeis de atendimento ao proprietário, hóspede e colaboradores, a empresa se dedica integralmente a estabelecer uma comunicação clara, eficiente e humana.

Portanto, a excelência para o Grupo Carneiros Temporada é uma combinação precisa de empatia, cultura organizacional, tecnologia de gestão, agilidade comunicacional, colaboradores motivados, respeito interpessoal, proatividade profissional e relacionamento humanizado. Traga o seu imóvel para fazer parte desta equipe e conheça os demais benefícios proporcionados por esta empresa que atua há mais de cinco anos no litoral sul de Pernambuco com aluguel por temporada.