Sem sombra de dúvidas a marca do grande empreendedor é a flexibilidade. Responsável pela identificação de oportunidades e pelo bom relacionamento com os demais atores do mercado, essa habilidade se prova ainda mais relevante quanto inserida no contexto do aluguel por temporada. Neste segmento a dinâmica é sempre muito competitiva e os investimentos são altos, portanto a chave para o sucesso pode estar exatamente na característica natural do povo brasileiro, o jogo de cintura. Observa-se, atualmente, um crescimento do mercado imobiliário brasileiro a um ritmo cada vez mais acelerado, e por causa desse fenômeno, o conhecimento do mercado e a identificação das oportunidades determinam o futuro dos empreendedores. Neste artigo serão apresentados os caminhos para elevar suas habilidades empreendedoras na realização de negócios de aluguel por temporada. Vamos lá?

Tudo começa com o seu anúncio, ou termina nele.

Existem vários guias interessantíssimos sobre as etapas mais importantes para construir o anúncio de um imóvel para aluguel por temporada, entretanto muitos desses guias não esclarecem o motivo pelo qual estes anúncios são tão relevantes. Veja alguns motivos a seguir.

As plataformas digitais destinadas ao comércio da hospitalidade são a vitrine deste segmento. Tal qual uma loja de varejo física, é necessário escolher bem os produtos expostos para convencer o consumidor a entrar e descobrir outros fatores positivos dos produtos ofertados. Essa abordagem se pauta nos conceitos de auto identificação do público com os produtos expostos, quando transferimos esta lógica para o aluguel por temporada adentramos a perspectiva do hóspede durante seu processo de tomada de decisão.

Para sermos capazes de influenciar a tomada de decisão de um turista é necessário antes compreender sua motivação. Para isso, é sempre essencial que o proprietário do imóvel consiga colocar-se na posição do seu público alvo. Essa prática pode ser feita através da pesquisa de outros imóveis da concorrência, enquanto na posição de consumidor serão identificadas as emoções geradas pelos anúncios visualizados de maneira imparcial, assim, assimilando fatores positivos e negativos das práticas dos concorrentes.

Dentro dos estudos de marketing a concorrência nunca é vista como uma ameaça, mas sim como uma oportunidade. É por essa razão que cenários competitivos são estimulantes para empreendedores que possuem uma visão crítica mais aguçada. A capacidade de compreender fatores positivos e negativos nas práticas do mercado na qual seu empreendimento está inserido proporciona um leque de alternativas para validar e ajustar suas práticas comerciais.

Suas tarifas variam de acordo com o mercado?

Este é um indicativo muito importante de competitividade no mercado da hospitalidade. Devido à natureza intangível e inestocável do produto hospitaleiro a oferta sempre é limitada, dessa forma pautando-se nas regras fundamentais da economia o preço precisa variar em função da demanda estimada. Traduzindo em miúdos, quanto maior a procura por imóvel de temporada na região para o período, maiores serão os preços dos imóveis desta região para as datas em disponibilidade. Essa prática garante que a paridade de preços do destino distribuirá equitativamente a demanda entre os imóveis ofertados na região.

Para realizar a flutuação dessas tarifas é necessário o desenvolvimento de pesquisas periódicas de preços para os período-chave do seu segmento de negócios. A forma mais comum de desenvolvimento desta consciência é tornar a busca por outros imóveis, de mesmo porte e categoria, uma tarefa rotineira. Isso garantirá a compreensão do mercado no qual o empreendimento está inserido e evitará perdas de oportunidades de negócios.

Ainda dentro desta temática, o contrário também se aplica, onde a demanda está mais escassa a oferta poderá se ajustar. A sazonalidade do mercado hospitaleiro é uma realidade que os proprietários e empreendedores deste segmento já estão acostumados. O período chamado de “baixa temporada”, no jargão da hospitalidade, é responsável pelo desânimo de muitos empreendedores iniciantes. Para contornar este período é necessário muito empenho e uma flexibilidade administrativa condizente à tarefa.

As promoções sazonais são uma oportunidade para o desenvolvimento de estratégias de ofertas mais eficientes. É uma prática comum a exploração do período de baixa temporada para a realização de reformas e mudanças estruturais nos imóveis de temporada. Entretanto, não é sempre que pode-se utilizar deste período desta forma, então porque não aproveitar esta oportunidade para estimular hóspedes de outra classe de consumo a conhecer o seu produto? As promoções sazonais são uma excelente forma de cobrir os custos fixos do imóvel no período de baixa temporada enquanto ainda promove um estímulo ao engajamento virtual dos hóspedes. O empreendedor que enxerga essa oportunidade considera esses descontos como um investimento em marketing orgânico.

Eventos são a locomotiva de um destino

Essa frase parece batida, mas nunca deixou de ser uma verdade absoluta. Quando os eventos foram suspensos durante o período pandêmico diversos destinos urbanos sofreram com a ausência de demanda, e em grande parte isso aconteceu pelo isolamento social que impediu pessoas de reunirem-se em locais fechados ou abertos.

Essa reunião de pessoas conhecida como evento, com tempo de duração e local marcados, são uma fonte de receitas dos destinos. Pessoas estão para o turismo de uma região como a cana de açúcar está para o etanol, sem um não há o outro. Logo, uma congregação de pessoas representa uma oportunidade de movimentar toda a cadeia hospitaleira local.

Essa é uma oportunidade identificada por poucos empreendedores, e muitos estão desperdiçando-a. O conhecimento sobre os eventos locais e suas dimensões de influência turística permite que, assim como a alta temporada, as tarifas sejam ajustadas de acordo com a demanda gerada por este evento. Entretanto, é possível ir além, realizar parcerias com produtores de eventos pode representar uma oportunidade de reconhecimento da sua empresa através das cotas de patrocínio.

A flexibilidade pode ser determinante para sua rentabilidade

O mercado hospitaleiro é bastante tempestuoso, entretanto, com jogo de cintura é possível dançar conforme a música. Essa habilidade natural pode ser aplicada aos seus negócios e de quebra ainda fazer você tirar uma graninha a mais através do aluguel por temporada do imóvel.

Entretanto, existem empresas profissionais especializadas no segmento de aluguel por temporada. Tais empresas operam com uma equipe de profissionais competentes e treinados para interagir com os potenciais consumidores. Dessa forma, através da contratação de uma empresa profissional de aluguel por temporada é possível aproveitar seu tempo, agora, livre para outras atividades.