É inegável que no Nordeste brasileiro estão situadas algumas das mais belas praias do mundo. Nos últimos anos um novo destino do litoral sul de pernambuco vem ganhando popularidade, a Praia de Carneiros conta com uma infraestrutura hospitaleira bastante robusta e preparada para encantar os turistas.Do lado mais consolidado do litoral sul está a praia de Porto de Galinhas, internacionalmente conhecida por suas águas cristalinas, piscinas naturais e resorts de luxo, esse destino dispensa apresentações e dispõe de atividades para todas as idades e gostos 24 horas por dia. 

Entretanto, existem diferenças substanciais entre as duas praias para além de sua localização geográfica, vamos embarcar no desbravamento dos perfis de cada destino juntos?

Mas afinal, esses lugares paradisíacos ficam onde?

Apesar dos nomes destes destinos estarem sempre no imaginário dos turistas e moradores enquanto destinos independentes, tanto Porto de Galinhas quanto Carneiros (como são popularmente conhecidas) são regiões pertencentes ao território de seus respectivos municípios. Enquanto a localidade de Porto de Galinhas ainda integra o município de Ipojuca (apesar de alguns movimentos políticos terem o desejo de emancipar a região de sua gestão municipal), a localidade da Praia dos Carneiros é parte integrante do município de Tamandaré, ambas localizadas no litoral sul de Pernambuco.

A distância entre ambas é de aproximadamente 51 km, seguindo pela PE-051, PE-060 e PE-072. Devido a esta proximidade muitos turistas se hospedam em Carneiros e fazem passeios a Porto de Galinhas em modalidade bate e volta (turismo onde não há pernoite no destino visitado) e vice-e-versa. Estando Porto de Galinhas localizado a aproximadamente 50km do aeroporto da capital do estado, e carneiros situado a aproximadamente 100 km de distância deste mesmo ponto.

Quais praias das regiões visitar nas férias ou feriados?

Apesar das regiões serem conhecidas como “Praia de Porto de Galinhas” e “Praia dos Carneiros”, estas transferem sua influência para outras praias próximas geralmente menos movimentadas e igualmente belas.

Partindo da praia de Carneiros dá para aproveitar um verdadeiro balneário no litoral do município de Tamandaré composto pelas seguintes praias: 

A praia de Campas 

Um local paradisíaco com poucas barracas e uma ampla faixa de areia branca para curtir um cenário quase privativo.

Praia do pontal do Lira 

Uma pequena praia com extensão de 1 km onde ficam localizados o Forte e Farol de Santo Inácio.

Praia Boca da Barra 

Uma praia onde se pode presenciar o encontro do oceano com o rio Mamucabas, perfeita para banhos relaxantes e para a prática de esportes náuticos nas águas calmas do rio.

Da mesma maneira, conhecer outras praias pertencentes ao balneário de Porto de Galinhas é uma oportunidade que você pode estar perdendo, confira:

As Galés de Porto de Galinhas

Região das imensas piscinas naturais localizadas no cerne turístico do balneário

A praia da Vila 

Praia central do balneário de Porto de Galinhas, com extensão de 4 km de faixa de areia é a mais popular da região

A praia de Muro Alto

Protegida por uma barreira de corais em toda sua extensão esta praia possui uma faixa de areia estreita que conta com um mar que mais parece uma piscina de tão calmo, entretanto é necessário redobrar o cuidado pois algumas das piscinas naturais nesta praia podem alcançar 10 metros de profundidade

A praia de maracaípe

O local com mar mais agitado da região, essa praia é composta por uma longa extensão de mar aberto com fortes ondas. Ideal para a prática de esportes náuticos de aventura.

Praia do Cupe

Localizada a aproximadamente 5 km da praia central de Porto de Galinhas, possui 4 km de extensão de faixa de areia e é ideal para aqueles que procuram uma praia menos popular mas com bastantes atividades.


VEJA TAMBÉM:

PORTO DE GALINHAS – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES VIAJAR

O que fazer na Praia dos Carneiros em Pernambuco? Vlog de viagem no nordeste do Brasil

EM ALGUM LUGAR DO MUNDO – Praia dos Carneiros: Melhores passeios, restaurantes e hotéis da região.

DICAS PORTO DE GALINHAS


Mas afinal de contas, o que fazer em cada uma delas?

É necessário pontuar que ambas as praias possuem atividades semelhantes devido à natureza do turismo praticado e a semelhança da região costeira do litoral sul de Pernambuco. Entretanto, as maiores diferenças ficam por parte do contexto social das regiões, tendo em Porto, locais socialmente agitados no período da noite, enquanto Carneiros é bem mais tranquila sendo quase a totalidade de suas atividades turísticas desenvolvidas à luz do dia. Vamos apresentá-las separadamente para facilitar sua compreensão.

Praia dos Carneiros (Tamandaré-PE)

Como demonstrado anteriormente, diversas praias compõem os balneários das duas regiões, cada uma destas praias oferecem atrativos únicos. Em Carneiros os restaurantes e bares com temáticas litorâneas, servem de ponto de apoio para excursionistas que desejam aproveitar a região sem estarem hospedados na região.

No campo das atividades náuticas, Carneiros conta com piscinas naturais belíssimas para um dia de sol tranquilo e relaxante, onde o turista pode desfrutar de diversos serviços, como: Passeio de Caiaque, o Paddling e o Snorkel, pois devido a transparência da água é possível ver a fauna e os corais marinhos sem a necessidade de mergulhar.

Vale a pena também aproveitar o passeio de Jangada para visitar os bancos de areia e os depósitos de argila da região de Tamandaré (essas atividades são condicionadas às marés e podem não estar disponíveis o ano inteiro). No entanto, é necessário pontuar que essas atividades são condicionadas ao período da estada, visto que em períodos de chuva a água torna-se turva e agitada. É recomendável que antes de decidir praticar alguma atividade desta natureza, confira a tabela de marés da região e os alertas meteorológicos.

Para os que gostam de turistas no município, Tamandaré é uma cidadezinha interessante. No centro do município de Tamandaré está localizado o Forte Santo Inácio de Loyola, tombado pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco, é hoje um equipamento turístico conservado onde é possível visitar as instalações de uma base histórica da marinha brasileira, ideal para tirar fotos e guardar recordações. O forte fica aberto das 09h às 12h e das 13h às 17h.

Para os ecoturistas, dá para realizar uma visita à Reserva Biológica do Saltinho, uma área de mata atlântica administrada pelo IBAMA nesta região, onde é possível ver diversos animais em seu habitat natural (inclusive algumas espécies em extinção). Na saída da reserva é obrigatória a visita à cachoeira Bulha d’água, este lugar conta com 3 quedas de água tendo a maior delas 10 metros de altura.

Outros lugares interessantes de visitar na região são: 

O morro do oitizeiro 

Uma espécie de mirante natural de onde é possível ter uma visão panorâmica da região, ideal para fotos da paisagem.

A Casa do Artesão 

Centro cultural do município onde os artesãos locais vendem suas peças de artesanato.

Mas a principal atração da praia de Carneiros, sem dúvida nenhuma, é a Igreja de São Benedito, uma capela histórica do século 18 construída à beira mar que atrai turistas para celebrações super exclusivas ao longo de todo o ano (os preços para realizar sua reafirmação dos votos ou seu casamento aqui não são nada baratos, mas vale cada centavo).

No mais, a diversão fica por conta da infraestrutura das pousadas, resorts, hotéis e flats que o turista decidiu hospedar-se. Tranquilidade e conforto são o grande foco dos empreendimentos da região, por isso é interessante sempre buscar um excelente local para a estada no município de Tamandaré. Para ideias de atividades para sua viagem de feriado ou férias, você pode conferir algumas dicas para atividades em ambientes internos, que irão te ajudar a aproveitar a estada na região sob qualquer clima ou horário.

Praia de Porto de Galinhas (Ipojuca – PE)

No quesito “Coisas para fazer”, Porto de Galinhas é definitivamente o lugar ideal para estar, sendo um destino recheado de empreendimentos e pessoas para aproveitar quando na alta temporada. Desde bares à beira-mar com diversos gêneros de músicas e públicos, até restaurantes dos mais diversos, e as belíssimas praias com piscinas naturais convidativas, vão dar aquele reset merecido no seu estado de espírito.

Para otimizar a sua estada, dá para conhecer todas as praias da região do balneário de Porto de Galinhas através do passeio de Buggy de ponta a ponta. Esse passeio é especialmente bonito quando realizado no final da tarde devido à vista do pôr do sol, que além de proporcionar uma belíssima paisagem garantirá fotos incríveis para seu álbum de viagens.

Em Porto você consegue realizar diversas atividades náuticas, entretanto o diferencial aqui é a possibilidade de realizar o mergulho com tanque de oxigênio para visitar profundidades de até 5 metros, com fotos incluídas (É necessário conferir os preços do serviço no local). Também é possível praticar atividades náuticas menos profundas, como o Snorkel, o Paddling, o caiaque e o Surf e dentre outros.

Você precisa aproveitar o passeio de Jangada pelas piscinas naturais de Porto de Galinhas, entretanto, aqui também é possível visitar as regiões do rio Ipojuca anexas ao pontal de maracaípe, passando do oceano para o rio e para o mangue. Esse passeio proporciona ao turista uma sinfonia de sensações, responsável por marcar a sua viagem, sem sombra de dúvidas.

Saindo um pouco da área das atividades náuticas, a noite de Porto de Galinhas é agitada e merece destaque. Em Porto você aproveita a região enquanto tiver disposição para isso devido a quantidade de bares abertos na noite de Porto de Galinhas. É ultrajante! O turista só fica no flat se não tiver mais energia ou ânimo. A grande maioria desses bares conta com a oferta de drinks coloridos e deliciosos, acompanhados de música ao vivo ou um DJ da casa para construir o clima perfeito para uma noite animada em praticamente todos os ritmos.

Para conferir mais dicas, confira os vídeos que deixamos linkados na sessão de “Veja Mais” deste artigo. E para entender melhor qual tipo de localidade combina com o seu perfil de turista, entre em contato com a Carneiros Temporada pela central de atendimento. Nossos atendentes são profissionais especializados nas regiões que podem te ajudar a encontrar o seu novo destino dos sonhos para férias e feriados de 2022.