Apesar de ambos pertencerem à cadeia turística de uma destinação, o serviço de hotelaria e o aluguel por temporada possuem diferenças significativas. A princípio, muitos turistas acreditam que o aluguel por temporada e a hotelaria são serviços idênticos, no entanto desde a premissa legal os serviços são distintos e apresentam particularidades relevantes que o hóspede precisa ter em mente na hora de escolher. O serviço de hospedagem implica o aluguel de um quarto (tradicionalmente falando) onde o hóspede poderá permanecer sua estadia e realizar suas atividades, no entanto, no aluguel por temporada o objeto da locação é, salvo exceções, um imóvel completo e funcional. Este imóvel geralmente oferece áreas úmidas como cozinha, banheiro e área de serviço, assim como, sala e quartos. 

Uma outra distinção relevante é a tarifação por hóspede, enquanto no aluguel por temporada essa tarifa normalmente se dá por imóvel. Ne aluguel por temporada o valor cobrado na diária varia apenas em função da sazonalidade e/ou dia da semana, no entanto na hotelaria os quartos são cobrados com base na quantidade de hóspedes (geralmente as nomenclaturas são single, double, triple etc). Essa tarifa geralmente cobre o café da manhã que vem incluso na diária, mas isso não é uma regra padrão da hospedagem e dependerá da categoria de estadia hoteleira escolhida pelo turista. No entanto, no aluguel por temporada, quando escolhido o imóvel o preço deste não flutuará independentemente do responsável pela locação hospedar-se sozinho, ou na capacidade máxima do imóvel.

Confira a seguir algumas dicas para se hospedar com tranquilidade e segurança em um imóvel de aluguel por temporada.

1 – Confira se as fotos do imóvel são recentes

Esse indicador pode salvar o hóspede de uma baita cilada, pois muitos imóveis mal administrados se desgastam com facilidade ao longo do tempo. Dessa maneira, é muito importante questionar o proprietário ou o atendente do imóvel sobre quando foram feitas as fotos do anúncio para evitar surpresas desagradáveis devido à obras de remodelação dos espaços comuns e/ou remoção de atributos de lazer importantes para o hóspede. Ainda neste ponto, é relevante considerar que as condições do imóvel para fotos é uma situação excepcional e no dia a dia, os imóveis podem vir a estar equipados com enxovais e arrumações mais singelas em decorrência da redução de custos com a limpeza e higienização apropriada das peças.

2 – Pesquise a região na qual o imóvel está localizado e leia as avaliações dos hóspedes anteriores

A acessibilidade ao imóvel é um ponto muito relevante a se considerar quando planejando uma estadia em imóvel de aluguel por temporada. Por se tratar, muitas vezes, de um imóvel privado (desconsiderando-se aqui os imóveis alocados dentro de condomínios resort e de alto padrão), o proprietário está acostumado com o estado das vias de acesso e não possui a percepção alheia das dificuldades para os diferentes tipos de veículos. Dessa maneira, é necessário verificar se o imóvel está numa região asfaltada, plana e conservada, para evitar surpresas com o seu meio de locomoção.

Para além das vias de acesso, as avaliações dos hóspedes anteriores provém uma excelente perspectiva sobre o nível de expectativa do turista. A opinião dos pares turísticos é de extrema importância para a experiência turística, pois estes indivíduos representam os interesses comuns desta categoria de consumidores. Os aspectos horizontais de comunicação da coletividade turística podem proporcionar valiosos insights sobre a índole do proprietário e sua disponibilidade como agente facilitador da estadia do hóspede. Visto que, as vezes, tribulações acontecem, é importante saber como outros hóspedes foram atendidos em suas solicitações para decidir o nível de confiabilidade a ser empregado neste proprietário.

3 – Leia o contrato de locação do imóvel por temporada com muita atenção antes de assiná-lo

Todo aluguel por temporada responsável precisa contar com a assinatura do contrato de locação por temporada. Essa medida legal garante a segurança das partes, assim como estabelece as regras de uso adequado do imóvel, e os direitos do locatário relativos à experiência da estadia. É de suma importância que o locatário tenha plena convicção sobre o teor do documento que está em vias de assinar, pois, em caso de alguma situação adversa a validade do acordado em contrato terá força de lei.

4 – Garanta que os demais hóspedes estejam cientes das condições acordadas em contrato e suas respectivas consequências

Apesar da maior parte dos aluguéis por temporada hospedarem famílias ou grupos tranquilos de amigos, podem ocorrer acidentes em algumas situações. Até mesmo em situações desta natureza, os danos causados ao imóvel (assim como seria na hotelaria) são de responsabilidade do locatário, independentemente de quem tenha sido o responsável direto pela situação, e essa responsabilidade é intransferível. Portanto, é importantíssimo que todas as partes envolvidas na estadia do imóvel de aluguel por temporada estejam cientes das regras de convivência do condomínio (caso cabível) e das regras de utilização das premissas do imóvel contratado, de modo a evitar situações constrangedoras ou adversas.

5 – Garanta que o imóvel de aluguel por temporada está no mesmo estado de conservação em que você o recebeu

Esta dica serve para todos os meios de hospedagem, no entanto, para o aluguel por temporada ela é especialmente valiosa. Os imóveis de aluguel por temporada possuem uma rotatividade de hóspedes mais alta que os imóveis de aluguel convencional, assim como possuem mais itens passíveis de dano acidental que uma acomodação hoteleira. Portanto, é necessário assegurar-se que todos os utensílios, a mobília e a estrutura física do imóvel esteja da maneira que estavam quando feito o check-in (à exceção da arrumação dos cômodos e lavagem de enxoval, pois estes itens passam por processos profissionais de higienização que normalmente não são acessíveis aos hóspedes). E, tão importante quanto a estrutura física geral, é necessário atentar-se ao lixo produzido durante a estadia no aluguel por temporada, pois em caso de alocação indevida do lixo que causa danos através de manchas, odores ou perda de utensílio, poderá ser cobrado do locatário o ressarcimento mediante acordo em contrato (para a grande maioria dos casos), portanto, remova o seu lixo ao sair de um imóvel de aluguel por temporada e garanta que os restos de alimento estão adequadamente dispensados. 

Dica Bônus: Alugue seu imóvel por temporada com uma empresa de referência no segmento

Pode parecer besteira, mas as empresas dedicadas à gestão de aluguel por temporada possuem toda a infraestrutura operacional para proporcionar a absoluta melhor experiência possível ao hóspede. Desde a oferta personalizada dos imóveis disponíveis para as suas necessidades específicas (número de hóspedes, necessidades especiais, perfil de turista e custo total de diária/categoria de imóvel) até o acompanhamento da sua estadia para garantir que toda a experiência será além das suas expectativas. Conheça hoje mesmo os serviços do Grupo Carneiros Temporada e descubra pq a excelência é parte fundamental dos pilares desta empresa.

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