Um dos princípios fundamentais da hospitalidade é a satisfação do turista, portanto as adversidades de uma estada podem ser solucionadas e prevenidas. As ações tomadas mediante a notificação de uma ocasionalidade por parte do hóspede é considerada como uma manutenção corretiva, sendo sua presteza imprescindível para a garantia da satisfação deste com a experiência turística. No entanto, este tipo de manutenção tende a ser muito desgastante e laboriosa para o proprietário ou gestor do imóvel. No entanto, este transtorno pode ser evitado através da manutenção preventiva do imóvel, em que o proprietário ou um colaborador da empresa de gestão de imóveis realiza a vistoria das condições de diversos itens do imóvel que podem vir a dar problema no decorrer de hospedagens futuras.

É importantíssimo salientar que o planejamento do processo de manutenção preventiva não pode ser estático, pois em decorrência de novas situações adversas os pontos de atenção aumentam. É a famosa situação de aprender com os erros do passado, no intuito de reduzir os problemas potenciais de uma estada, o incremento da rotina de manutenção preventiva é fundamental para garantir que dores de cabeça anteriores sejam diminuídas. No entanto, apesar de todo o cuidado e preocupação dos agentes prestadores de serviço, situações podem ainda dar errado. Neste cenário, é importante destacar a necessidade da comunicação adequada de serviço para o hóspede, visto que ninguém conhece a casa melhor do que o proprietário ou administrador de temporada.

Este artigo elucida alguns pontos críticos de atenção para a realização adequada da vistoria e manutenção preventiva de um imóvel para o aluguel por temporada. Confira:

Acompanhamento do aparelho de ar-condicionado para imóvel de aluguel por temporada

A depender da localidade do imóvel o equipamento de ar-condicionado é imprescindível para dirimir o incômodo gerado pela temperatura. Portanto, este eletrodoméstico tende a ser utilizado ao longo de todo o período da estada dos hóspedes em que estes estejam dentro das premissas do imóvel. Alguns proprietários optam por implementar um equipamento por cômodo principal (sala e quartos) de modo a proporcionar conforto aos seus hóspedes. No entanto, a ausência de manutenção desses aparelhos pode ocasionar danos à saúde dos hóspedes ou às instalações do imóvel, como, por exemplo, o vazamento de água sobre o rack da sala ou o sofá, incorrendo acúmulo de micro-organismos ou o inchaço do material.

Para manter este equipamento em boas condições é necessário estabelecer um cronograma com ações de manutenção preventiva semanais, mensais e anuais. Para as manutenções preventivas semanais é suficiente fazer a limpeza dos filtros de poeira. Já para as manutenções mensais, é necessário realizar a limpeza da mangueira de drenagem, limpeza da bandeja de drenagem e a verificação dos encaixes das partes móveis. Já para a manutenção anual é necessário desmontar o equipamento inteiro para limpar as partes internas do difusor e do maquinário, tanto para manutenção da parte hídrica/refrigeradora quanto da parte elétrica.

Manutenção das áreas úmidas do imóvel de aluguel por temporada

Por não demandarem reparos frequentes, as partes de passagem e secagem de água das áreas úmidas do imóvel tendem a apresentar reclamações com maior frequência. Este fato se dá pela negligência de proprietários na verificação e realização de manutenção preventiva dos itens presentes nessas áreas devido ao longo prazo médio entre as manutenções preventivas. Ralos, torneiras, chuveiros e privadas precisam ser manutencionados ao menos uma vez por ano e nessas manutenções as borrachas de vedação precisam ser substituídas.

No entanto, a maior parte das reclamações no aluguel por temporada não derivam de vazamentos de água, mas de odores no imóvel. Em decorrência do curto espaço de tempo que o hóspede permanecerá nas instalações alugadas e, especialmente, em função da responsabilidade pelo consumo de água não lhe ser repassada diretamente, os hóspedes podem não sinalizar a necessidade de manutenção nas vedações hídricas do imóvel. No entanto, quando os ralos e a água que sai das torneiras apresentam um odor forte, imediatamente o proprietário será notificado e solicitado o reparo emergencial de imediato. Portanto, garantir que o imóvel está com as tubulações de evacuação dos dejetos funcionando adequadamente é imprescindível para evitar problemas maiores no futuro ou a diminuição da rentabilidade em função de avaliações negativas nos portais digitais.

Verificação das portas e janelas do imóvel de aluguel por temporada

Este aspecto do imóvel é a sua primeiríssima impressão e possui o poder de estabelecer se os demais problemas encontrados no imóvel são um infortúnio fortuito ou incompetência profissional aos olhos do hóspede. Durante a experiência de hospedagem diversas ocorrências podem afetar negativamente a experiência do hóspede, no entanto a primeira impressão causada por uma porta bem cuidada e de fácil acesso pode atenuar o impacto das intempéries do destino. Para a manutenção da porta de entrada é necessário verificar ao menos a cada seis meses, o estado das maçanetas, trancas e dobradiças, de modo a garantir que a porta está devidamente alinhada à esquadria, sua integridade física, a lubrificação das dobradiças, e a entrada da chave ou a bateria da tranca eletrônica, de modo a garantir a plena segurança do hóspede e de sua família.

Em um outro viés é necessário discorrer sobre a manutenção de portas de correr e janelas. Apesar destes itens estarem majoritariamente voltados para dentro do imóvel, sua manutenção também precisa levar em consideração sua usabilidade e a segurança dos hóspedes. Para portas de correr para boxes, armários e janelas é essencial que o trilho ou a roda de sustentação estejam plenamente limpos e desobstruídos de modo a garantir um deslize suave de fechamento e abertura. As trancas precisam estar funcionais e as borrachas de vedação também precisam estar firmes de modo a impedir que um vento ocasional possa gerar barulho dentro do cômodo ou prejudicar a vedação acústica do cômodo.

Acompanhamento da integridade elétrica do imóvel de aluguel por temporada

Para a verificação das lâmpadas de um imóvel é necessário realizar a rápida verificação de estado geral, assim como, é importante verificar periodicamente o fluxo de energia no circuito como um todo. Para verificar as lâmpadas de um imóvel é suficiente apertar o interruptor e verificar se a lâmpada acende, no entanto, a intensidade da luz precisa ser verificada para garantir que o isolamento dos fios não foi comprometido. Este mesmo princípio aplica-se à tomadas de uso frequente, como as que ficam ligadas aos eletrodomésticos, pois o peso da tomada influenciado pela ação da gravidade e/ou repetidas conexões tornam o ponto de contato elétrico gradativamente mais frouxo, permitindo que aconteça o famoso mau contato. Este fenômeno não é tão perigoso para além de pequenas descargas elétricas, mas pode representar um risco maior à depender do material e do ambiente em que esteja alocado, podendo ser um risco para os equipamentos conectados à rede elétrica através de um curto circuito. As manutenções elétricas são recomendadas com um período maior, até 10 anos, para imóveis familiares, e essa manutenção obrigatoriamente precisa verificar a integridade da caixa de força do imóvel e as correntes das tomadas e interruptores.

O Grupo Carneiros Temporada te oferece a melhor solução!

Com o ingresso de um novo proprietário no portfólio de imóveis comercializados para aluguel por temporada, algumas preocupações são profissionalmente atendidas. A partir do compromisso do Grupo Carneiros Temporada com a tranquilidade do proprietário, surgiu a rotina de Controle de Qualidade que inclui a limpeza do imóvel pré-estadia, a realização de vistorias de qualidade periódicas e a manutenção dos itens identificados como defeituosos ou potencialmente problemáticos pela vistoria especializada. O proprietário é então notificado da necessidade de correção e, mediante aprovação dos custos, tem seu imóvel revisado sem maiores dores de cabeça. A solução perfeita para o proprietário que valoriza sua rentabilidade e seu tempo de qualidade.

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