A primeira impressão de um imóvel ajuda a estabelecer a atitude do consumidor para com sua estadia. Dessa maneira, situações adversas podem ser atenuadas em função da receptividade e da percepção de cuidado e atenção oferecida pelo proprietário ao seu locatário desde o primeiro contato. Apesar de ser possível reverter uma primeira impressão negativa, esse esforço pode ser economizado através da realização de um checklist padronizado de qualidade do serviço. Essa primeira impressão positiva poderá reverberar diretamente nos ciclos sociais do seu hóspede, tanto nas redes sociais quanto através da difusão boca a boca.

 A divulgação realizada por seus hóspedes faz parte da campanha de divulgação ativa do seu imóvel enquanto produto turístico. Dessa maneira, o crescimento orgânico dos potenciais clientes (LEADS) ganhará um alcance gratuito, transformando o cliente em um embaixador do imóvel. Portanto, o encantamento é a chave para um aluguel por temporada eficiente e capaz de propagar-se naturalmente para novos e diversos públicos. Confira neste artigo as etapas fundamentais para oferecer uma experiência de hospedagem extraordinária.

A limpeza dos ambientes é um fator de destaque para o aluguel por temporada

Um ambiente organizado e cheiroso tem um forte impacto na percepção de valor de um serviço. Seja em um restaurante, bar, barbearia, hotel ou no aluguel por temporada, o conforto de um cliente obrigatoriamente passa pela sensação de limpeza transmitida pelo ambiente o qual este adentrou. Essa sensação de limpeza está contida principalmente no aroma do ambiente e, somente depois, na impressão visual e tátil do hóspede. Portanto, o tratamento de limpeza dada ao ambiente precisa levar em consideração o tempo de duração do aroma dos produtos de limpeza utilizados, de modo a garantir que a entrada do hóspede será agraciada pelo aroma sutil e agradável da limpeza devidamente realizada.

Para garantir a impressão positiva é necessário cuidar em especial de áreas molhadas e ambientes comuns. Devido ao aspecto da umidade de um ambiente ter o potencial de fomentar colônias de bactérias, os ambientes úmidos dos flats precisam manter-se adequadamente ventilados após o processo de limpeza, evitando a criação de uma estufa artificial por acidente. A inclusão de uma pintura antimofo no processo de reforma dos ambientes úmidos também pode colaborar para a diminuição da proliferação de organismos capazes de proliferar odores em ambientes úmidos.

Por fim, o processo de aromatização de ambientes é uma possibilidade interessante para atingir em cheio o olfato dos hóspedes. A implementação de aromatizadores no cômodo de acesso do hóspede garantirá uma primeira impressão satisfatória e agradável ao seu hóspede e este custo pode ser inserido dentro do custo base da hospedagem.

Faça a remoção dos objetos pessoais dos imóveis destinados ao aluguel por temporada

Indo contra a percepção da maioria dos proprietários, a presença de objetos pessoais do proprietário no imóvel pode ser desconfortável para o hóspede. Quando em um ambiente alugado para turismo o hóspede é lembrado que os aposentos pertencem a outro indivíduo, esta realização pode transmitir ao cliente a percepção de que ele é intruso na residência de outrem. Em alguns casos mais extremos é possível que o hóspede se sinta incomodado com fotos de crianças e/ou adultos espalhadas pelos cômodos, ou até mesmo, imagens de famílias podem despertar gatilhos traumáticos em indivíduos com histórico familiar abusivo ou negligente. No intuito de evitar potenciais desconfortos futuros, é recomendável que ao disponibilizar o imóvel para aluguel por temporada, todos os objetos pessoais que representem pessoas e animais sejam guardados em mobiliário trancado ou removidos das instalações permanentemente e substituídos por outra peça de decoração neutra e visualmente agradável.

Priorize a manutenção preventiva acima da manutenção corretiva para o aluguel por temporada

Apesar de parecer um desperdício de dinheiro, as manutenções preventivas fazem toda a diferença na experiência positiva do hóspede. Seja para comunicá-lo sobre alguma possível limitação das instalações contratadas de antemão, ou para instruir o hóspede sobre como realizar determinada ação dentro do imóvel de modo a evitar danos de mau uso às instalações, a manutenção preventiva permite que o proprietário esteja a par do estado de seu imóvel previamente à chegada do hóspede.

A informação documentada pode representar uma chance de argumentação ao proprietário, assim como ajuda-o a identificar a índole na atitude dos locatários na possível decorrência de um dano por mau uso. O proprietário prevenido poderá documentar adequadamente o estado no qual entregou o imóvel ao hóspede construindo um respaldo legal para a solicitação de ressarcimentos ou reposição de possíveis móveis, utensílios ou objetos danificados. Devido à natureza do serviço prestado, o cliente é frequentemente um desconhecido que dará uso às instalações alugadas como bem entender durante o período de permanência no imóvel contratado, por esta razão, a salvaguarda do proprietário é sempre a cautela e a preparação prévia para a recepção dos hóspedes.

Realize o check list do check-in antes da entrada do hóspede no aluguel por temporada

Apesar do proprietário conhecer bem seu próprio imóvel, este poderá passar batido por algum item na preparação para a entrada de um novo hóspede. Especialmente para proprietários iniciantes no ramo do aluguel por temporada, é importante manter um documento com a listagem dos procedimentos de organização e preparação para a chegada do hóspede. Alguns itens que não podem faltar neste check list são:

·         Limpeza do Imóvel

·         Troca do Enxoval

·         Verificação das instalações elétricas (tomadas e interruptores)

·         Conferência dos eletrodomésticos e eletrônicos

·         Limpeza da piscina (quando aplicável)

·         Verificação da geladeira

·         Conferência de ralos do banheiro e da pia

·         Verificação e limpeza do forno (quando aplicável)

·         Conferência da integridade de redes e seus suportes de parede (quando aplicável)

·         Verificação da integridade do guarda corpo na sacada

Enquanto alguns desses pontos precisam ser checados entre uma estadia de hóspede e outra, alguns pontos podem ser verificados periodicamente.

Para economizar o seu tempo, aposte na gestão completa de uma empresa competente de aluguel por temporada

O Grupo Carneiros Temporada possui duas marcas distintas que trabalham de maneira padronizada para oferecer sempre a melhor experiência ao hóspede. Através da segmentação das equipes de campo entre a Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas, a empresa consegue prover um serviço completo de gestão do aluguel por temporada. A ênfase da abordagem mercadológica da empresa é garantir tranquilidade ao proprietário do aluguel por temporada, com máxima rentabilidade. Dessa forma, caso deseje se tornar um proprietário parceiro é possível agendar uma reunião com a equipe de prospecção e relacionamento com o proprietário através do e-mail relacionamento@pernambucotemporada.com.br ou pelo número (81) 98224-4004.