A combinação ideal entre as comodidades de uma residência e o conforto de uma estrutura de clube para lazer. Um condomínio resort é uma classificação relativamente nova para designar um empreendimento de alto padrão, associado a uma infraestrutura de lazer equiparável a um clube. Esta combinação atrai diversos tipos de públicos, interessados na exploração destas características para fins pessoais, profissionais ou financeiros. Como todo investimento imobiliário, seu valor de mercado para uso ou exploração comercial está diretamente atrelado à localização e valor agregado.

Desta forma, os condomínios resort apresentam-se como uma excelente oportunidade de investimento para aluguel por temporada. Sua premissa é a comodidade proporcionada por uma, muitas vezes robusta, infraestrutura de alto padrão. Apesar de situada dentro de um destino, muitas vezes turístico, a proposta do condomínio resort é oferecer um leque completo de serviços, de modo que o morador/hóspede não precise ausentar-se de suas premissas para a maioria das atividades cotidianas. Outro fator de relevância para a ascensão dos condomínios resort é sua atratividade enquanto equipamento turístico, levando em conta toda a infraestrutura de lazer disponível e a possibilidade de alocar grupos maiores de indivíduos por um preço mais estável e coerente. Essas características associadas à sazonalidade dos destinos possibilitam uma maior rentabilidade ao investidor.

Portanto, confira neste artigo os motivos para investir em um imóvel pertencente a um condomínio resort para aluguel por temporada.

O que compõe um condomínio resort adequado para aluguel por temporada?

O propósito de um condomínio resort é oferecer uma infraestrutura completa aos hóspedes e moradores. Portanto, as pessoas acostumadas com as regalias de um resort hoteleiro convencional sabem exatamente o que esperar de um condomínio resort, cuja principal diferença é a ausência dos serviços all inclusive de alimentação. Dentro dos equipamentos de lazer é comum a presença de quadras poliesportivas, complexos de piscinas de diversas profundidades, academia ou espaço fitness, sauna quente e úmida, salão de festas (muitas vezes exclusivo aos proprietários), salão de jogos e playground. Como diferenciais alguns condomínios disponibilizam serviços premium adicionais como brinquedoteca, sala de cinema, área de spa, espaço para home office, espaço gourmet e pistas de corrida ou cooper. Essa grande diversidade de atividades disponíveis são, muitas vezes, subutilizadas pelos condôminos.

Essa subutilização se dá pelo costume da disponibilidade, onde os proprietários estão acostumados com a disponibilidades destes serviços ao ponto de sequer desfrutar delas. No entanto, esses atributos são um diferencial importante para o aluguel por temporada, visto que esse público permanecerá por pouco tempo nas premissas do condomínio, tendem a valorizar mais a presença de tais atributos de lazer. Dessa maneira, é compreensível o motivo da maior procura turística por condomínios resort quando em comparação com imóveis residenciais com infraestrutura mais simplória.

Qual o tipo de turista que busca uma hospedagem por temporada em condomínio resort?

Devido a infraestrutura disponível, imóveis alocados em condomínios resort atraem um público com maior renda discricionária. Sabendo disso, muitos condomínios vendem suas unidades já mobiliadas e prontas para atender às expectativas deste tipo de público, geralmente mais exigente e acostumado com um certo padrão de qualidade. Inevitavelmente, hóspedes deste padrão de consumo planejam suas viagens antecipadamente e disponibilizam um período de tempo maior para aproveitar o momento especial.

Devido à combinação do público exigente e padrão de qualidade oferecido, o investimento em imóveis pertencentes à condomínios resort para aluguel por temporada tendem a proporcionar uma excelente rentabilidade ao proprietário. Este aspecto está diretamente correlacionado à administração da oferta desse serviço, sendo necessário considerar aspectos de qualidade que permeiam todos os processos da oferta turística, desde a divulgação nas diversas plataformas digitais até os trâmites de acesso e manutenção corretiva e preventiva a serem realizados antes, durante e após a estadia do hóspede. Dessa maneira, o mais recomendado no processo de investimento imobiliário para aluguel por temporada é a cessão das responsabilidades de administração do imóvel para uma empresa especializada neste segmento mediante comissionamento apropriado às necessidades de ambos, que possa proporcionar ao proprietário/investidor a tranquilidade necessária para aproveitar seu precioso tempo.

Qual a dificuldade de repassar o imóvel caso o proprietário esteja insatisfeito com o investimento realizado?

Imóveis desta natureza tendem a valorizar-se muito ao longo do tempo, sendo um investimento altamente rentável tanto pela ótica do comércio turístico do bem, quanto da valorização do patrimônio. Diversos fatores influenciam nesta valorização imobiliária, desde a localização (geralmente privilegiada) onde o condomínio está localizado até o desenvolvimento da região turística como um todo, que amplia a infraestrutura básica da região em suporte ao desenvolvimento turístico em função da expansão da procura e da popularidade de um destino. Um outro fator que potencializa a valorização de um imóvel é a presença e reconhecimento do proprietário nas mídias sociais, sendo um importantíssimo meio de construção do desejo no imaginário do turista, uma estratégia de social media adequada pode levar um investimento a um novo patamar.

É possível facilitar estes procedimentos para ampliar a rentabilidade sobre o investimento do proprietário?

Sabendo das dificuldades dos proprietários em desenvolver os procedimentos necessários para prover um serviço de boa qualidade ao hóspede, empresas especializadas surgiram para promover esta facilitação. Uma gestão de excelência para o aluguel por temporada faz toda a diferença por proporcionar tranquilidade ao proprietário enquanto seu investimento é valorizado e rentabilizado.