Você já pensou em investir em uma casa de férias para usar como fonte de renda obtida por meio de locações de curto prazo? Saiba que imóveis de curta temporada em áreas turísticas de Pernambuco (Boa Viagem/Recife, Porto de Galinhas, Carneiros, Gravatá, dentre outras) podem representar investimentos muito lucrativos.
O setor imobiliário tem sido uma escolha sólida para investidores que buscam retornos saudáveis. No entanto, um novo tipo de imóvel vem ganhando desta que nos últimos anos aqui em Pernambuco: são as propriedades de aluguel de curta temporada (geralmente até 30 dias) para turistas. Isso vem ocorrendo porque há muitos benefícios em comprar um imóvel em pontos turístico. Reunimos aqui uma lista das principais razões pelas quais achamos que você deveria considerar isso como seu primeiro passo no investimento em imóveis.

1- O mercado de aluguel de curta temporada está em expansão.
O setor imobiliário tem sido uma escolha sólida para investidores que buscam retornos saudáveis. No entanto, um novo tipo de imóvel vem ganhando destaque nos últimos anos: propriedades de aluguel de curto prazo.
Isso vem ocorrendo porque os viajantes estão cada vez mais confiantes em se hospedar na casa de outra pessoa, enquanto estão de férias, e estão descobrindo que há várias vantagens em aluguéis de férias de curto prazo em hotéis tradicionais.
Aluguéis de curto prazo costumam ser mais acessíveis, especialmente para grupos de famílias e/ou amigos. Aluguéis de curta duração permitem que os viajantes interajam com bairros e moradores, assim como descubram aspectos de seu destino que nunca encontrariam em um hotel.

2 – Aluguel de curta temporada é mais vantajoso do que o aluguel tradicional (longo prazo).
Nas situações certas, os proprietários aluguéis de curto prazo têm a capacidade de gerar mais renda em relação à locação tradicional. Quando você compra uma casa de férias e a utiliza como uma locação de curto prazo, o dinheiro que você ganha a partir de reservas realmente ajuda a pagar a hipoteca e outras despesas (imposto sobre propriedade, seguro, manutenção e reparos) para o lugar onde você passa suas férias.

3 – Gerar renda de aluguel de curta temporada
Uma das principais vantagens do investimento imobiliário em geral é investir em imóveis para alugar, ou seja, é o fato de você ganhar uma fonte de renda estável. Alugar sua propriedade para locação de curta de temporada pode lhe trazer um fluxo constante de renda.
Além do mais, a receita de aluguéis de curto prazo pode cobrir os custos de financiamento/empréstimo e as despesas operacionais, o que pode ser uma maneira atraente para os investidores imobiliários novatos entrarem no mercado.

4 – Uma propriedade de aluguel de curto prazo pode ajudar a diversificar seus investimentos.
Imóveis para locação de curta temporada podem ser uma ótima maneira de entrar no mercado imobiliário ou de diversificar seus investimentos. Através da diversificação de ativos, você ajuda a isolar sua carteira de investimentos da volatilidade do mercado. Além do mais, mesmo para quem não tem condições de comprar um imóvel de luxo na praia ou no campo, sem problema! Imóveis de férias têm de todas as formas, tamanhos e preços, variando de estúdios a bangalôs.

5- Possuir uma propriedade com propósito duplo.
Se você é um investidor imobiliário de aluguel de temporada, você pode ter uma maior flexibilidade, pois pode fazer o que quiser com ela. Está tudo nas tuas mãos! No entanto, comprar uma casa de aluguel de férias tem uma vantagem clara: pode servir a propósitos duplos. Você pode usá-lo como uma segunda casa e passar suas próprias férias lá com sua família, e depois alugá-la para os hóspedes no resto do ano. Neste caso, negócios e prazer podem se misturar muito bem.

6- Construir valor através da apreciação
Uma casa de férias é uma propriedade imobiliária, o que significa que seu valor provavelmente aumentará com o tempo. No curto prazo, você pode aproveitar a receita de aluguel do investimento. Também a longo prazo estão os benefícios financeiros da valorização. Se você decidir vender no futuro, provavelmente lucrará com seu investimento original.
Quando você está pronto para vender sua propriedade de aluguel de férias, normalmente você pode vendê-lo a um preço mais alto e lucrar. A melhor parte é que você não precisa fazer nada para aproveitar esse benefício. Valorização do imóvel vai cuidar disso. Mas se você quiser ganhar ainda mais dinheiro ao vender sua propriedade, você pode fazer modificações e melhorias para aumentar o valor de mercado de seu aluguel de férias (conhecido como apreciação forçada).

7 – Assuma menos risco
Investir em aluguel de curta temporada expõe você a um risco menor do que outros tipos de investimento imobiliário. Em primeiro lugar, os imóveis estão nos principais destinos turísticos, por isso você pode atrair muitos hóspedes, alcançar altas taxas de ocupação e cobrar uma diária mais alta. O efeito combinado é o alto rendimento de aluguel. 
Uma maneira de reduzir ainda mais o risco é escolher um local e uma propriedade que funcione como uma locação tradicional de longo prazo ou como uma locação de curto prazo. Se você achar que tem uma baixa taxa de ocupação, baixa renda e fluxo de caixa negativo, tem a opção de trocar de estratégia e se tornar um modelo de locação tradicional.
E, na pior das hipóteses, se uma estratégia de aluguel de longo prazo também não trouxer um fluxo de caixa positivo, você ainda terá uma segunda casa para usar com sua família. Isso economizará o custo de alugar hotéis ou casas de férias de outras pessoas até que sua propriedade tenha apreciado o suficiente para vendê-lo. Afinal, se o seu aluguel de férias estiver localizado em um destino popular, a apreciação não deve demorar mais do que alguns anos para entrar.

8 – Facilidades na oferta e procura por imóveis de curta temporada.
Atualmente há uma maior facilidade para os proprietários para anunciar e reservar seus imóveis nos portais on-line, como Airbnb, Booking e Alugue Temporada.
O Airbnb, por exemplo, é o maior do grupo e continua a crescer. Fundada em 2008, a Airbnb atingiu 4 milhões de listagens em todo o mundo no ano passado, mais do que as três principais redes de hotéis juntas. Os viajantes sabem ir a esses sites para encontrar oportunidades de aluguel de curto prazo no local de destino escolhido.

Estas são apenas algumas das razões pelas quais você pode querer investir em uma propriedade de aluguel de curto prazo. Pode ser um caminho de sucesso para muitas pessoas, mas certifique-se de fazer sua lição de casa. Só você pode decidir se investir em uma propriedade de aluguel de curto prazo é a escolha certa.
Enquanto algumas pessoas assumem a administração de aluguel de férias como um emprego em tempo integral, você não precisa fazer isso para começar a ganhar dinheiro no mercado imobiliário. É viável tornar o aluguer de férias um emprego a tempo parcial que não ocupe muito do seu tempo, especialmente se utilizar um serviço de gestão de aluguer de férias.
A administração é uma grande preocupação para os investidores inexperientes, e pode potencialmente se transformar em um verdadeiro pesadelo para os proprietários de aluguel de primeira viagem. Imagine ter que limpar sua propriedade, trocar os lençóis, lavar as toalhas e reabastecer os artigos de higiene entre cada hóspede – às vezes várias vezes por semana – o tempo todo trabalhando em seu trabalho das 9 às 5. A maioria dos donos não tem tempo para isso. Em vez de lidar com eles mesmos, eles estão contratando gerentes de propriedade sou serviços de gerenciamento de aluguéis de férias para assumirem essas tarefas demoradas. Então, eles estão livres para supervisionar os aspectos da administração de aluguel de férias que desejam, como conversar com os hóspedes, fazer recomendações e coletar renda de aluguel.

   

Administrador profissional de imóveis de locação
de curta de temporada de imóveis.
Sócio-diretor da Carneiros Temporada Administração de Imóveis,
empresa especializada na gestão completa de
locação e administração de imóveis de curta temporada
de empreendedores imobiliários